Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2015 > Março > Via Legal mostra a rotina dos tripulantes que passaram seis meses em navio no RS

Via Legal mostra a rotina dos tripulantes que passaram seis meses em navio no RS

publicado 11/03/2015 12h01, última modificação 11/06/2015 17h04

          

O Via Legal desta semana mostra a história de onze tripulantes de um navio atracado no Brasil há seis meses. Os funcionários permaneceram na embarcação durante todo esse tempo e só saíram depois de uma ordem da Justiça Federal. O repórter Marcelo Magalhães mostra como era a rotina dessas pessoas que passaram dias sem energia elétrica, água potável e com escassez de alimentos. A decisão também proibiu que o navio fosse deixado à deriva pelas empresas responsáveis.

          

A retirada irregular de areia é outro assunto desta edição do Via Legal. A repórter Letícia Lagoa esteve em duas aldeias indígenas no litoral de São Paulo para mostrar as consequências da exploração sem limites dessa matéria-prima. O problema existe há 50 anos e durante esse tempo, muitas mineradoras foram alvo de processos na Justiça. Recentemente, uma das maiores empresas do setor foi condenada por crimes ambientais e terá de apresentar um plano de recuperação da área afetada.

          

            O programa também fala sobre saúde. O repórter Alessandro Moura conta a história de uma adolescente de Fortaleza que, por causa de uma doença autoimune, é obrigada a seguir dieta restritiva. Como ela não pode comer leite, carnes e ovos, os médicos receitaram o uso de suplementos com efeito anti-inflamatório. O problema é que o alimento custa caro e não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde.

 

A repórter Eliane Wirthmann fala sobre a decisão que proibiu a Ordem dos Músicos do Brasil de exigir o registro profissional de artistas independentes. De acordo com a determinação, integrantes de bandas não precisam mais fazer a inscrição na OMB e, por isso, estão isentos do pagamento da anuidade. O assunto levanta a discussão sobre o papel da entidade, que foi criada há mais de 50 anos.

 

            Ainda sobre cultura, o Via Legal mostra o destino que será dado a um dos espaços mais tradicionais do Rio de Janeiro. Depois de uma longa batalha nos tribunais, o Canecão está sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a expectativa é que o lugar seja transformado em um pólo cultural. O repórter Adeilton Oliveira explica que a antiga casa de shows deverá abrigar um centro de convenções, um hotel-escola e um estacionamento subterrâneo.

 

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

 

 

 

 

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO
 

TV JUSTIÇA

 

11 de março – quarta-feira 21h30

13 de março – sexta-feira 12h30

16 de março – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

15 de março – domingo 6h30

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

15 de março – domingo 6h