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TRF4 troca experiências de gestão de pessoas com órgãos públicos

Justiça Federal

por publicado: 06/04/2016 13h31 última modificação: 06/04/2016 13h33
A atividade foi realizada durante o II Simpósio de Boas Práticas de Governança e Gestão de Pessoas do TCU, em Brasília.

 

O compartilhamento de boas práticas entre os órgãos públicos e redes de colaboração é o caminho para qualificar a gestão de pessoas nas instituições. Essa foi uma das conclusões do diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGEP) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Carlos Alberto Colombo, que na última semana participou do II Simpósio de Boas Práticas de Governança e Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

Colombo falou sobre as experiências do tribunal na área e também acompanhou projetos desenvolvidos por outros órgãos e empresas públicas, como o Banco da Amazônia, a Eletrobrás e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

“Obviamente, não se pode copiar mecanicamente o que foi levado por estes entes porque eles têm realidades muito diferentes da nossa. Mas o espaço de compartilhamento de ideias é de extrema importância, afinal, sempre é possível aprender com o outro. E nada impede que em um dado momento da nossa caminhada organizacional nós possamos implementar determinadas políticas adaptando à realidade do tribunal”, destacou.

O diretor da secretaria apontou ainda que a interação não ficou restrita apenas aos palestrantes. “A plateia era formada por um público muito qualificado. Nosso modelo de gestão foi muito elogiado e nós recebemos convites para realizar intercâmbios com o Ministério da Saúde, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com o próprio TCU”, concluiu Colombo.

 

Experiência do TRF4

A atuação do TRF4 na gestão de pessoas foi apresentada a partir de três eixos: a análise dos impactos da instalação do eproc – processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região –, a política de acompanhamento de servidores e gestores do tribunal e a nova metodologia do programa de educação continuada, realizada junto ao Centro de Educação Corporativa de Servidores da Justiça Federal de 1º e 2º graus da 4ª Região (Ceducorp).

De acordo com Colombo, com estas práticas, o objetivo da SGEP é contribuir para a ampliação das políticas de humanização do trabalho, fugindo dos clichês burocráticos presentes nos best sellers de gestão de pessoas e das visões verticalizadas de organização que tratam os servidores como objeto.

 

Fonte: TRF4