Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Agosto > Credenciamento para a posse do ministro Mauro Campbell Marques na Corregedoria-Geral da Justiça Federal

Notícias

Credenciamento para a posse do ministro Mauro Campbell Marques na Corregedoria-Geral da Justiça Federal

Nota à Imprensa

por publicado: 26/08/2016 12h26 última modificação: 07/10/2016 19h25
A solenidade acontece no dia 30 de agosto, às 10h, no CJF

O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomará posse no dia 30 de agosto, às 10h, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, como corregedor-geral da Justiça Federal. Ele substituirá o ministro Og Fernandes. 

Os jornalistas interessados em participar da solenidade podem se credenciar no CJF, no dia da posse, a partir das 9h, ou encaminhar um e-mail para imprensa@cjf.jus.br, até 18h do dia 29 de agosto, com os seguintes dados: nome completo, e-mail, telefone e veículo de imprensa.

Funções do corregedor-geral

O cargo de corregedor-geral pertence à estrutura do CJF, órgão que supervisiona a Justiça Federal de primeira e segunda instâncias, nas áreas orçamentária e administrativa. Entre outras competências, o corregedor-geral realiza inspeções e correições ordinárias nos tribunais regionais federais (TRFs), exerce a fiscalização e o controle da Justiça Federal, assim como a supervisão técnica e o controle da execução das deliberações do CJF.

O corregedor-geral também exerce os cargos de presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), dos Conselhos das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf) e do Fórum Permanente de Corregedores da Justiça Federal, além de dirigir o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF e de coordenar a Comissão Permanente dos Coordenadores dos Juizados Especiais Federais.

Perfil

Mauro Luiz Campbell Marques nasceu em 9 de outubro de 1963, na cidade de Manaus (AM). É filho de Manoel Francisco Garcia Marques e Victorina Campbell Marques. Casado com Lúcia Clara Gil de Brito Campbell Marques, tem dois filhos: Manoella e Guilherme Campbell Marques.

Graduou-se em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, em 1985.  Em 1987, tornou-se promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, entidade da qual foi secretário-geral de 1989 a 1991. Foi promovido a procurador de Justiça em 1999 e, por três vezes, foi eleito procurador-geral de Justiça, desempenhando integralmente os mandatos nos biênios 1999-2001 e 2001-2003, e parcialmente no biênio 2007-2009,

É ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 17 de junho de 2008, e, com isso, membro da Corte Especial da 1ª seção, da 2ª turma e da Comissão de Jurisprudência. Preside ainda a 2ª turma, de Direito Público, desde junho de 2013.

registrado em: