Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Agosto > Ministro Francisco Falcão se despede da presidência do CJF

Notícias

Ministro Francisco Falcão se despede da presidência do CJF

por publicado: 22/08/2016 19h15 última modificação: 07/10/2016 19h25
A ministra Laurita Vaz assumirá o cargo de presidente do Conselho no dia 1º de setembro

 

Em sessão ordinária do Conselho da Justiça Federal (CJF), realizada nesta segunda-feira (22), em Brasília, o presidente do CJF, ministro Francisco Falcão, e a vice-presidente, ministra Laurita Vaz, foram homenageados pelo Colegiado, marcando o encerramento da gestão 2014-2016. Esta foi a última sessão de Falcão como presidente. O magistrado será sucedido no cargo pela ministra Laurita Vaz, que será empossada no dia 1º de setembro e terá como vice o também ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins.

Representando o Colegiado, o ministro Benedito Gonçalves, membro-efetivo do CJF, afirmou que o momento encerra um ciclo vitorioso de um trabalho executado com êxito, graças às diretrizes e ao empenho da atual gestão. “É com imenso orgulho e contentamento que profiro essas palavras de agradecimento a essas duas grandes figuras da Justiça brasileira. À maestria e pulso firme do eminente presidente em suas funções administrativas à frente deste órgão, e ao genuíno interesse nos assuntos afetos a este Conselho e efetiva atuação nas decisões da ministra Laurita Vaz”. O ministro ainda citou iniciativas de destaque, como a criação do Observatório da Estratégia da Justiça Federal e a transparência, ao público em geral, dos processos administrativos do CJF.

Em nome da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), o presidente do órgão, juiz federal Roberto Carvalho Veloso, também registrou o reconhecimento ao trabalho executado pelo ministro Francisco Falcão, à frente do CJF e do STJ, sempre em consonância e diálogo constante com a magistratura. “Parabenizo o ministro Falcão, em especial pelas medidas que tomou quanto à escolha de juízes federais para compor cargos no CJF e na TNU e pela inciativa da transmissão ao vivo das sessões de julgamento”.

O representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ibaneis Rocha, presente à sessão, ressaltou a maneira agradável com a qual o ministro Falcão sempre recebeu a classe dos advogados e as soluções rápidas que foram encontradas para os anseios da advocacia. “Deixamos esse legado com a expectativa de um Judiciário ainda mais forte. Nossa palavra é de agradecimento”.

Ao ter a palavra, o ministro Francisco Falcão agradeceu às homenagens proferidas pelo Colegiado e destacou a honra de integrar o Conselho com o desafio de construir os rumos da Justiça Federal brasileira, pautado em um serviço público eficiente e voltado ao cidadão. “À frente deste Conselho, pude utilizar as experiências pessoais e profissionais angariadas durante o meu trajeto no Poder Judiciário e contar com o apoio e conhecimento dos colegas. Era necessário aprimorar. Contudo não se faz nada sozinho. O que fizemos ou tentamos fazer só foi possível com o trabalho e dedicação dos servidores do CJF. Não pretendi nesse discurso de despedida expressar o que vivenciamos nestes dois anos. Guardei este instante para agradecer”.

Os ministros Francisco Falcão e Laurita Vaz receberam, respectivamente, a Prata Comemorativa do Colegiado, medalha em homenagem às suas gestões à frente do Conselho, no período de 2014-2016. 

registrado em: