Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Agosto > Portal do CJF adota VLibras como ferramenta de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva

Notícias

Portal do CJF adota VLibras como ferramenta de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva

Acessibilidade

por publicado: 19/08/2016 11h12 última modificação: 19/08/2016 11h36
Acesse o link no cabeçalho do portal, logo acima do campo de busca. O aplicativo está disponível para download

A preocupação com a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva motivou o Conselho da Justiça Federal (CJF) a adotar o sistema VLibras para tradução de textos do site institucional para a língua brasileira de sinais. Na página inicial do órgão, há um link sobre o funcionamento do aplicativo, que está disponível para download em computadores, tablets e celulares.

 A língua brasileira de sinais, que conta com 11.124 sinais criados, ajuda a tornar computadores acessíveis a pessoas com deficiência auditiva sem capacidade para leitura. Dessa forma, o portal do CJF fica disponível a um grupo maior de pessoas, rompendo a limitação da palavra escrita. Isso porque pessoas surdas têm muita dificuldade para se comunicar na língua oral, por isso sistemas de adaptação são importantes ferramentas de integração.

 Como funciona

 Websites desenvolvidos no padrão estabelecido pelo Consórcio da Rede Mundial da Internet (W3C) são compatíveis com o VLibras. Ao baixar o aplicativo, o usuário terá uma tela para colar os textos do website e traduzi-los para a linguagem de sinais. Na página do VLibras há também um manual explicando o funcionamento da ferramenta, bem como o processo de instalação e desinstalação do aplicativo.

 O sistema é uma ferramenta aberta, de distribuição livre, elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O sistema VLibras permite ainda ao usuário ensinar ou corrigir o sistema, aumentando o número de palavras traduzidas em sinais.