Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Dezembro > Conselho aprova resolução que institui o Projeto Político-Pedagógico

Notícias

Conselho aprova resolução que institui o Projeto Político-Pedagógico

Decisão

por publicado: 12/12/2016 18h12 última modificação: 12/12/2016 18h31
O projeto tem como objetivo fornecer diretrizes pedagógicas para a elaboração dos planos de capacitação dos servidores do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus
Sessão do Conselho da Justiça Federal, em Brasília (Foto: Luis Gustavo/STJ)

Sessão do Conselho da Justiça Federal, em Brasília (Foto: Luis Gustavo/STJ)

O Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou nesta segunda-feira (12), durante sessão plenária, em Brasília, a proposta de resolução que institui o Projeto Político-Pedagógico (PPP) para Capacitação e Desenvolvimento dos servidores do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. O processo foi apresentado pelo corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell Marques.

O magistrado esclareceu que o documento subsidiará a elaboração dos Programas Nacionais e Planos Anuais de Capacitação. Segundo ele, o projeto irá nortear a formação continuada de servidores para uma atuação profissional e social produtiva, responsável e sustentável, por meio de abordagem interdisciplinar, que privilegia o protagonismo do educando na construção do conhecimento e busca, no cotidiano do trabalho, dos insumos para o processo de aprendizagem.

Campbell Marques observou que o projeto foi amplamente discutido pelo Comitê Técnico-Operativo - composto por representantes do Conselho e dos tribunais regionais federais (TRFs) -, por meio de reuniões presenciais e por videoconferências.

Em seu voto, o corregedor-geral destacou que a revisão do PPP, tratado como projeto estratégico do CJF, foi baseado no trabalho em desenvolvimento no TRF da 4ª Região, e então estruturado e adaptado para toda a área de capacitação e desenvolvimento de servidores do Conselho e da Justiça Federal.

Mauro Campbell Marques ressaltou que o tema sustentabilidade também foi incluído no PPP por se tratar de assunto de grande relevância na formação e no desenvolvimento dos profissionais, bem como na proteção do meio ambiente. “É primordial a assunção dos paradigmas de adoção de novos padrões de consumo, uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, e no conhecimento dos custos dos serviços executados”, afirmou o ministro.

Processo N. CJF-PPN-2016/00021