Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Dezembro > Plenário do CJF se despede do juiz federal José Antonio Savaris, secretário-geral do órgão

Notícias

Plenário do CJF se despede do juiz federal José Antonio Savaris, secretário-geral do órgão

por publicado: 12/12/2016 18h21 última modificação: 12/12/2016 18h23
O magistrado participou nesta segunda-feira (12) de sua última sessão do Colegiado
Juiz federal José Antonio Savaris ao lado da presidente do CJF, ministra Laurita Vaz (Foto: Luis Gustavo/STJ)

Juiz federal José Antonio Savaris ao lado da presidente do CJF, ministra Laurita Vaz (Foto: Luis Gustavo/STJ)

O secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), juiz federal José Antonio Savaris, foi homenageado pelo Colegiado do órgão nesta segunda-feira (12), ao participar de sua última sessão do CJF. O magistrado irá retornar à 3ª Turma Recursal do Paraná em janeiro, após um ano à frente da Secretaria Geral do Conselho.

A presidente do CJF, ministra Laurita Vaz, ressaltou, em nome de todos, os serviços relevantes que o secretário-geral prestou ao Conselho, além dos votos de sucesso na nova etapa que se inicia. “Savaris foi o segundo magistrado federal a ocupar este cargo. Nossos sinceros agradecimentos à atuação profícua neste Conselho, sempre demonstrando genuíno interesse pelas questões afetas aos magistrados e aos servidores da Justiça Federal. Sua passagem por este órgão foi de inestimável valia”, afirmou a presidente. A ministra também lembrou o currículo do juiz federal, Doutor em Direito do Trabalho e Seguridade Social, com vários livros publicados.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, também prestou homenagem a José Antonio Savaris. “A atuação de Savaris incorporou um elo entre os juízes e a direção do CJF. A sua marca maior foi justamente o relacionamento sempre fraterno e cordial não só com os juízes, mas também com os servidores do Conselho. Uma atuação marcada sempre pela preocupação com as pessoas e disponibilidade de relacionamento com as mesmas”, disse Veloso.

Da mesma maneira, o representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ibaneis Rocha também destacou a maneira cordial com que o secretário-geral sempre conduziu o relacionamento com a OAB e com os temas da advocacia. “Tenho certeza que sua carreira continuará brilhante. Desejo muito sucesso”.

Para o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Luiz Fernando Wowk Penteado, a ausência do magistrado será uma perda para o CJF pelo tratamento pessoal que Savaris imprimiu em sua atuação no Conselho. “Reconheço que a 4ª Região é afortunada por receber vossa excelência novamente. Faço jus a todas as homenagens aqui hoje proferidas”, ressalvou Penteado.

Já o ministro Humberto Martins, vice-presidente do CJF, destacou a humildade, prudência e sabedoria como características intrínsecas ao trabalho exercido por José Antonio Savaris. “O espírito em receber bem as pessoas, independe do cargo, da posição. Essa é uma das atitudes emblemáticas do Dr. Savaris, concluiu o vice-presidente.

A designação de um juiz federal para o cargo de secretário-geral do CJF tornou-se possível a partir da edição da Resolução n. 9, de 01 de setembro de 2014 e da aprovação pelo Plenário do órgão, em setembro de 2014, de uma proposta de reestruturação apresentada pelo então presidente do CJF, ministro Francisco Falcão.