Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Documentos de Apoio > Ministro Benedito Gonçalves

Ministro Benedito Gonçalves

publicado 11/11/2014 17h25, última modificação 13/11/2015 18h20

Natural do Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2008. Graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez especialização em Direito Processual Civil e também mestrado em Direito.

O ministro entrou na magistratura federal em fevereiro de 1988. Foi juiz federal titular da 3ª, da 16ª e da 25ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro. Atuou também na Vara Única de Campos (RJ), na 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Paraná e na Vara Única de Santa Maria, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.

Em 1998, Benedito Gonçalves foi promovido, por merecimento, a desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) – com jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, no qual integrou o Plenário, da 3ª Seção Especializada, da 6ª Turma Especializada e do Conselho de Administração.

Ainda como desembargador, foi diretor-geral da Escola da Magistratura Federal (Emarf), coordenador dos Juizados Especiais Federais, integrante da Comissão de Interiorização da Justiça Federal nos estados do ES e RJ. Além disso, fez parte da Comissão Organizadora e Examinadora do 11º Concurso para ingresso na Magistratura Federal.

Durante sua carreira, Benedito Gonçalves recebeu diversas condecorações, títulos e medalhas, dentre elas, o Colar de Mérito do Judiciário – concedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em 2009; a Comenda Senador Abdias Nascimento – conferida pelo Senado Federal - Brasília/DF, em 2014; e a Comenda da ordem do Mérito do Direito Público – do Conselho Consultivo, do Instituto Ibero-Americano de Direito Administrativo.