Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Julho > Via Legal: armas de pressão só podem ser compradas com autorização especial do Exército

Notícias

Via Legal: armas de pressão só podem ser compradas com autorização especial do Exército

por publicado: 05/07/2016 17h30 última modificação: 05/07/2016 17h35


Um esporte de ação que simula combates reais e usa armas de pressão para atacar o adversário: esse é o Airsoft.  O armamento usado no jogo se parece tanto com o verdadeiro, que é controlado pelo Exército. A preocupação do poder público é impedir que esses equipamentos sejam usados por bandidos para cometer crimes. É por isso que para comprar e importar as armas é preciso uma autorização especial. Na reportagem de Letícia Lagoa você vai ver que um empresário ignorou essas regras e foi condenado pela Justiça Federal em Guarulhos, São Paulo.

E quando quem deveria usar a arma para proteger a sociedade se aproveita da situação e pratica um crime? No Recife, um ex-soldado do Exército que estava em horário de trabalho abandonou o posto para acertar as contas com a ex-mulher. O Via Legal relembra que, neste caso, além do militar responder por assassinato, o Exército também foi responsabilizado.

O programa desta semana fala ainda sobre concurso público. Tem gente que passa anos estudando para ser aprovado. E se todo esse esforço fosse por água abaixo por um detalhe inesperado? No Rio Grande do Sul, um candidato à vaga de agente da Polícia Federal foi reprovado no exame toxicológico. O resultado detectou a presença de um analgésico, que o homem tinha usado dias antes da prova, por orientação médica. Na reportagem de Marcelo Magalhães você vai saber os detalhes dessa história e qual foi a decisão da Justiça Federal neste caso.

Ainda sobre concurso público, relembramos que no Rio de Janeiro, um deficiente físico teve que recorrer aos tribunais para se inscrever em uma prova. É que apesar da lei garantir a reserva de vagas para pessoas com deficiência, o edital não cumpria a legislação.

Nesta edição você vai ver ainda que no Distrito Federal o constrangimento vivido por um homem judeu se transformou em processo. Ele foi impedido de entrar no Fórum do Gama, cidade a aproximadamente 40 km de Brasília, porque usava uma Quipá. O acessório é uma espécie de gorro, utilizado por homens da religião judaica. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu que o judeu tem direito à indenização por danos morais. A reportagem é de Eliane Wirthmann.

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

06 de julho– quarta-feira 21h30

08 de julho  - sexta -11h30

10 de julho - domingo 17h30

12 de julho – terça-feira 22h30

 

TV CULTURA

10 de julho - domingo 6h30  

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

10 de julho – domingo 6h