Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Maio > Observatório da Estratégia da Justiça Federal vence categoria do "Prêmio Ajufe" voltada para servidores

Notícias

Observatório da Estratégia da Justiça Federal vence categoria do "Prêmio Ajufe" voltada para servidores

por publicado: 24/05/2016 18h16 última modificação: 24/05/2016 18h16
A premiação da Associação dos Juízes Federais do Brasil está em sua primeira edição e pretende destacar casos de boa governança na Justiça Federal

Um grupo composto por três servidores do Conselho da Justiça Federal (CJF) foi vencedor da categoria Boas práticas dos servidores na Justiça Federal, do “Prêmio Ajufe: Boas Práticas de Gestão”. Ivan Bonifacio, Leonardo Oliveira e Alex Silva concorreram com uma proposta baseada no site Observatório da Estratégia da Justiça Federal.

O artigo inscrito pelo grupo diz respeito à página que foi iniciada em 2015 e institucionalizada pelo CJF em maio deste ano. O site permite que os cidadãos fiquem a par da forma que os recursos financeiros, humanos e tecnológicos da Justiça Federal são empregados.

“Os principais objetivos da ferramenta são a transparência, a melhoria da prestação jurisdicional e a aproximação com o jurisdicionado, [...] chegando ao ponto de disponibilizar os dados em formato aberto para que qualquer pessoa interessada possa também estudar e analisar a atuação da Justiça Federal”, aponta a descrição da prática.

O Observatório compila informações do Conselho da Justiça Federal, dos cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das 27 Seções Judiciárias Federais. Além de atender aos operadores do sistema de Justiça, o site também funciona como uma ferramenta simples e dinâmica de prestação de contas aos visitantes. Os resultados apresentados são todos referentes à Justiça de nível federal.

“Hoje tramitam na Justiça Federal cerca de 8,5 milhões de processos, com um orçamento de aproximadamente R$9 bilhões, onde cerca de 50 mil pessoas estão produzindo informações diariamente. Gerenciar adequadamente toda essa gama de informações é condição essencial para o sucesso da Justiça Federal, e esse é o desafio que Observatório da Estratégia pretende alcançar”, propõem os autores no texto.

Fonte: Ajufe