Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Novembro > Estado deve usar verba de publicidade na compra de medicamento de alto custo

Notícias

Estado deve usar verba de publicidade na compra de medicamento de alto custo

Programa de TV

por publicado: 16/11/2016 11h41 última modificação: 16/11/2016 11h41

O Via Legal desta semana conta a história de Dayana. A jovem, de São Paulo, tem uma doença rara no sangue e a única substância capaz de prolongar a vida dela é importada e custa, por ano, cerca de 1 milhão de reais. Sem condições de comprar o remédio, a saída foi pedir na Justiça que o governo fornecesse a medicação. O pedido foi aceito pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Mas, desta vez, a sentença trouxe uma determinação diferente. Parte do valor a ser utilizado deve sair do orçamento de publicidade do Governo.

Outro medicamento importado que a Justiça determinou ao Estado o fornecimento, sem nenhuma interrupção, foi o leite fenil. Uma fórmula exclusiva para quem sofre com a Fenilcetonúria. Uma alteração genética que não deixa o fígado metabolizar proteínas de origem animal e vegetal. Neste caso, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região atendeu ao pedido da Defensoria Pública que entrou com uma ação em nome dos portadores da doença. 

O Via Legal fala ainda do drama vivido pelos sírios. Sem condições de viver em meio aos bombardeios, milhares deles já deixaram a terra natal e o Brasil é o destino escolhido por muitos refugiados. Mas, nem todos enxergam o nosso país como destino final. Na tentativa de fugir da violência, quatro sírios tentaram embarcar para a Alemanha usando passaportes falsos. Um desespero tão grande que foi levado em conta pelos magistrados na hora de decidir o futuro dos estrangeiros. No Tribunal Regional Federal da 1ª Região eles foram absolvidos. O direito à vida foi levado em conta.

De Porto Alegre, o repórter Marcelo Magalhães mostra que o lago Guaíba, além de ser um ponto de lazer, é a única fonte de abastecimento dos moradores da capital. Por isso, a comunidade se preocupa com a extração de minério que acontece por lá. A atividade é tão frequente, que segundo a população, até o gosto da água já mudou. Por isso, a retirada de areia do Guaíba foi suspensa pela Justiça Federal.

Já em Pernambuco, as obras para expandir o Porto de Suape criaram consequências graves aos moradores da região. Os pescadores viram o sustento desaparecer depois que as dragagens começaram no local. A situação foi denunciada pelo Ministério Público e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região condenou a empresa portuária a tomar medidas que ajudem na recuperação da área.  

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

16 de novembro– quarta-feira 21h

17 de novembro - quinta – 12h (reprise)

19 de novembro – sábado -  21h (reprise)

20 de novembro – domingo – 16 h (reprise)

22 de novembro – terça-feira – 12 h (reprise)

TV CULTURA

20 de novembro - domingo 6h30  

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

20 de novembro– domingo 6h