Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2016 > Setembro > CEJ/CJF oferece curso Conciliação e Mediação: Novo CPC e Justiça Federal

Notícias

CEJ/CJF oferece curso Conciliação e Mediação: Novo CPC e Justiça Federal

Capacitação

por publicado: 02/09/2016 09h34 última modificação: 02/09/2016 09h34
São 50 vagas exclusivas para magistrados da 1ª Região, em processo de vitaliciamento

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) realiza, de 15 de setembro a 4 de novembro, o curso online Conciliação e Mediação: Novo CPC e Justiça Federal.  São 50 vagas destinadas exclusivamente para os magistrados da 1ª Região, em processo de vitaliciamento.  A Escola da Magistratura da 1ª Região encaminhará o link de inscrição aos magistrados interessados.

 O objetivo do treinamento é instrumentalizar os magistrados para desenvolverem competências relativas à implantação e à gestão da política de tratamento adequado dos conflitos, consoante singularidades passíveis de enfrentamento no âmbito do Poder Judiciário Federal brasileiro, no contexto das alterações legislativas introduzidas pelo Novo CPC.

 Ao realizar o curso, o magistrado poderá, entre outros, desenvolver competências que o ajudará a desenvolver o senso crítico sobre o papel da conciliação e mediação no contexto de resolução de conflitos. 

 Metodologia

 O treinamento é composto de dois módulos, com estudos de textos teóricos, atividades que promovam a interação entre os participantes (espaços reservados à discussão de temas e casos práticos vinculados à matéria de ensino) e tarefas a serem realizadas individualmente por cada aluno e enviadas para correção. 

Os interessados em participar devem ter familiaridade com a plataforma Moodle do CJF, pois o curso será ministrado à distância.  Para receber o certificado, o aluno tem que ter um aproveitamento de 75% nas atividades avaliativas.

 

 Avaliação de aprendizagem

 Participação nos fóruns de discussão e trabalho escrito para tratar das seguintes questões:

Opção 1 - Observação crítica de audiência simulada quanto à postura do conciliador/mediador, emprego de técnicas, forma e instante de sua utilização, acertos, omissões ou equívocos na abordagem.

Opção 2 -  Elaboração de texto acerca de um dos temas explorados no curso.