Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Outubro > Curso “Planejamento, Governança, Gestão e Riscos Corporativos” tem inscrições abertas

Notícias

Curso “Planejamento, Governança, Gestão e Riscos Corporativos” tem inscrições abertas

Magistrados

por publicado: 10/10/2017 19h13 última modificação: 10/10/2017 19h13
Ao todo, são oferecidas 40 vagas para magistrados federais

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) promove, de 19 de outubro a 24 de novembro, o curso “Planejamento, Governança, Gestão e Riscos Corporativos”. A atividade, que está em sua segunda turma este ano, é credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ao todo, são oferecidas 40 vagas para magistrados federais.

No treinamento, os juízes que atuam ou atuarão como diretores de foro serão capacitados para desenvolver, de forma contributiva, a habilidade de reflexão sobre a importância do planejamento das demandas geradoras de gastos públicos, identificando e compreendendo as informações impactantes no sucesso das contratações.

Os interessados em participar do curso devem realizar a pré-inscrição até o próximo dia 13 de outubro, pela internet (acesse aqui o link). As inscrições serão automaticamente encerradas quando o número de vagas for preenchido.

Metodologia
O curso é composto de cinco aulas, uma atividade opcional, dois exercícios de fixação do conteúdo (um relativo às aulas 1 e 2 e um relativo às aulas 3 e 4) e uma tarefa final, além de fóruns de dúvidas/comentários dos conteúdos das aulas.

A atividade opcional (iniciada na aula 1 e disponível durante todo o curso) consiste na identificação de problemas e de soluções. A partir de uma motivação inicial do instrutor, o aluno poderá inserir objetivamente um ou mais problema(s) que, a seu sentir, atrapalha(m) o pleno sucesso das contratações na administração pública. Para cada problema elencado, o participante deverá apresentar uma possibilidade de solução e poderá inserir um novo item ou fazer complementos em algum texto já escrito. Como a atividade é opcional, a participação não será pontuada na avaliação final.

Na tarefa final, o aluno deverá especificar um objeto (bem ou serviço) a ser demandado pelo seu órgão. O participante deverá pensar na estrutura básica de um planejamento efetivo dessa demanda e responder a 10 indagações. As respostas serão consolidadas com base no “Business Model Canvas” ou “Quadro de Modelo de Negócios”, ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Trata-se de um mapa visual pré-formatado contendo as principais informações acerca do planejamento da demanda.

Ao final do treinamento, o instrutor elaborará um documento consolidando todas as alternativas de melhoria da gestão propostas pelos alunos.

Confira aqui o link para inscrição e mais informações sobre conteúdo programático, instrutor e sistema de avaliação.