Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Abril > Pesquisa para aprimorar cursos para magistrados vai até 30 de abril

Notícias

Pesquisa para aprimorar cursos para magistrados vai até 30 de abril

Questionário

por publicado: 17/04/2017 07h51 última modificação: 17/04/2017 07h56
A participação de todos é fundamental para a análise da eficácia dos cursos oferecidos

Ainda dá tempo de participar da Pesquisa de Satisfação com a Formação Continuada, desenvolvida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), em colaboração com as Escolas de Magistratura da Justiça Federal, direcionada a magistrados federais. O prazo se encerra no dia 30 de abril. O questionário foi enviado pelas Escolas de Magistrados da Justiça Federal e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), por e-mail, individualmente.

A pesquisa online pretende analisar o quanto os cursos oferecidos têm sido eficazes na formação dos juízes, além de verificar os motivos que têm dificultado uma maior participação dos magistrados nos treinamentos. A formação continuada dos magistrados faz parte do Plano Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais – PNA.

A partir de um levantamento feito em 2015, sobre a quantidade de horas-aula oferecidas e a efetiva participação e conclusão dos cursos, verificou-se que nos treinamentos de até 40 horas-aula, por exemplo, em um dos tribunais, apenas 16% dos juízes federais tinham participado de algum curso, em 2015. O maior percentual atingido foi de 60%. Por isso, a necessidade de se realizar uma pesquisa geral sobre os cursos.

Entre os temas abordados na pesquisa estão os incentivos à participação nos cursos, o levantamento das necessidades de ações, a qualificação dos formadores selecionados para ministrar os cursos e que tipo de competências se espera desenvolver com essas formações. Cada etapa de elaboração da pesquisa foi validada com as escolas de formação regionais.

Para obter maiores informações ou o link da pesquisa solicite no email copes@cjf.jus.br.