Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Dezembro > Donos de imóvel serão indenizados por danos provocados pela duplicação da BR 101

Notícias

Donos de imóvel serão indenizados por danos provocados pela duplicação da BR 101

Via Legal

por publicado: 19/12/2017 17h09 última modificação: 19/12/2017 17h09
O programa de TV é produzido pelo CJF em parceria com os Tribunais Regionais Federais

A tranquilidade do lar foi retirada de alguns moradores do Rio Grande do Sul, durante a duplicação da BR 101. As obras causaram rachaduras e danificaram a estrutura de várias casas. Com a negativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em se responsabilizar pelos estragos, os donos de um imóvel no município Terra de Areia acionaram a Justiça, e ganharam. O repórter Marcelo Magalhães mostra que a perícia constatou que a duplicação colaborou para o surgimento dos danos. O pedido de indenização foi confirmado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Grávidas não podem realizar qualquer tipo de serviço. Mulheres pilotos e comissárias de bordo, por exemplo, são proibidas por lei de trabalharem durante a gestação. Mesmo assim, o INSS tem negado pedidos de auxílio-doença a aeronautas gestantes. Em um dos processos, analisado em São Paulo, o Tribunal Regional Federal determinou o pagamento do benefício a uma trabalhadora. A reportagem é de Letícia Lagoa.

O Via Legal fala ainda de uma estratégia proibida, mas bem comum, adotada por instituições financeiras: o envio de cartão de crédito sem autorização do cliente. Em Brasília, a Caixa Econômica foi condenada a pagar indenização a um correntista. Além do cartão indevido, ele recebeu cobranças. Na reportagem de Roberta Nunes você vê detalhes da decisão que considerou a prática abusiva.  

Saúde é um direito assegurado na Constituição. É dever do Estado fornecer tratamentos e medicamentos. No entanto, a obrigação nem sempre é cumprida. No Nordeste, o estado de Pernambuco não cumpriu uma liminar para fornecer remédio contra o câncer a uma paciente e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região mandou bloquear o dinheiro das contas do governo do Estado. A reportagem é de Alessandro Vieira.

 

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 TV JUSTIÇA

20 de dezembro– quarta, 21h

21 de dezembro – quinta, 12h (reprise)

23 de dezembro – sábado, 21h (reprise)

24 de dezembro – domingo, 16h (reprise)

26 de dezembro – terça, 12h (reprise)

 

TV CULTURA

24 de dezembro – domingo, 6h30  

 

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

24 de dezembro – domingo, 6h