Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Março > Pesquisa quer conhecer satisfação de magistrados com as ações educacionais das Escolas

Notícias

Pesquisa quer conhecer satisfação de magistrados com as ações educacionais das Escolas

Participe

por publicado: 31/03/2017 11h17 última modificação: 31/03/2017 11h22
O CEJ/CJF pretende analisar a eficácia dos cursos de formação continuada oferecidos
A pesquisa estará disponível até o dia 30 de abril e é totalmente online.

A pesquisa estará disponível até o dia 30 de abril e é totalmente online.

Juízes federais de todo o país poderão contribuir para a melhoria das ações de aperfeiçoamento para formação continuada na carreira. Já está disponível a Pesquisa de Satisfação com a Formação Continuada, do Centro de Estudos Judiciários, do Conselho da Justiça Federal (CJF), que pretende analisar o quanto os cursos oferecidos têm sido eficazes na formação dos juízes, além de verificar os motivos que têm dificultado uma maior participação dos magistrados nos treinamentos.

A ideia surgiu a partir do resultado de um levantamento, feito em 2015, nas escolas de formação de magistrados, nas cinco regiões, sobre a quantidade de horas-aula oferecidas e a efetiva participação e conclusão dos cursos. Foi verificado que, nos treinamentos de até 40 horas-aula, por exemplo, em um dos tribunais, apenas 16% dos juízes federais tinham participado de algum curso, em 2015. O maior percentual atingido foi de 60%.

Para tanto, um grupo de trabalho com 27 magistrados (cinco de cada região e dois moderadores) foi montado para discutir os fatores que intervêm para que os magistrados deixem de participar dos cursos, os interesses e as principais motivações para realizar treinamentos e se há contribuição dessas ações para a carreira do participante.

Ao final, foi estruturada a metodologia da pesquisa e das perguntas, reunidas em blocos. Entre os temas abordados estão os incentivos à participação nos cursos, o levantamento das necessidades de ações, a qualificação dos formadores selecionados para ministrar os cursos e que tipo de competências se espera desenvolver com essas formações. Cada etapa de elaboração da pesquisa foi validada com as escolas de formação regionais.

Essa é a primeira vez que o CJF realiza uma ação como esta sobre a formação dos magistrados. A pesquisa estará disponível até o dia 30 de abril e é totalmente online.

A formação continuada dos magistrados faz parte do Plano Nacional de Aperfeiçoamento e Pesquisa para Juízes Federais – PNA.

O questionário está sendo encaminhado pelas Escolas e Ajufe, por email, individualmente aos magistrados federais.