Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2017 > Novembro > CJF empossa novos conselheiros para integrar o Colegiado do órgão

Notícias

CJF empossa novos conselheiros para integrar o Colegiado do órgão

Composição

por publicado: 16/11/2017 15h56 última modificação: 16/11/2017 15h56
Ministra Isabel Gallotti e ministro Sebastião Reis Júnior são provenientes do STJ

O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou a cerimônia de posse dos novos integrantes do colegiado no início da sessão ordinária realizada na sede do órgão, em Brasília, na terça-feira (14). Assumiram funções no CJF os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Isabel Gallotti e Sebastião Reis Júnior, nos cargos de membro efetivo e suplente, respectivamente.

No discurso de homenagem aos novos conselheiros, a presidente do CJF, ministra Laurita Vaz, disse, em nome do colegiado, que é uma honra receber os colegas do STJ para compor o órgão regulamentador da Justiça Federal. “Os ilustres magistrados são reconhecidos no STJ pela excepcional capacidade de trabalho de ambos, pelo apurado senso de Justiça, e pelo espírito de colaboração que este Conselho tanto valoriza [...] Impende ressaltar a grata satisfação em receber esses novos integrantes do CJF, órgão que ganhará muito com a experiência, sabedoria e a virtude de cada um deles”, ressalta a presidente do CJF.

Quem também se manifestou positivamente pela posse dos novos conselheiros foi o Corregedor-Geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo. “Quero dar as boas-vindas aos eminentes ministros e parabenizar o colegiado, que fica enriquecido pelo ingresso de vossas excelências. Destacando a ministra titular, Isabel Gallotti, trata-se de julgadora das mais qualificadas e dotada de elevado espírito público, com denso conhecimento jurídico e de apurada técnica e notória sensibilidade. Sua chegada acresce a participação feminina no CJF, tornando-o mais democrático e representativo. [...] Nós estamos muito felizes em receber a ministra como integrante titular deste colegiado, e também pela chegada do conselheiro suplente”.

Agradecendo o apoio e a acolhida dos demais integrantes do Conselho da Justiça Federal, a ministra Isabel Gallotti afirmou que vai honrar a confiança dos colegas e que irá desempenhar com afinco todas as atividades que lhe forem imputadas. “É uma grande honra estar nesse órgão, que congrega todas as regiões da nossa Justiça Federal e que tem importância ímpar no planejamento estratégico, na supervisão administrativa, e no engrandecimento da Justiça Federal. Portanto, é relevantíssima a missão deste Conselho. Me sinto muito feliz e muito confortada de estar aqui, entre colegas, entre amigos, e me permite reviver fase importantíssima da minha vida. Agradeço e conto com a colaboração de todos que possam me ajudar nessa missão, que para mim é nova, do ponto de vista administrativo, mas que espero correspondê-la”, disse a ministra.

O Colegiado do CJF é composto por oito ministros do STJ, eleitos para um mandato de dois anos: cinco como membros efetivos e três como suplentes, além dos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais, com mandato de dois anos, que são substituídos pelos vice-presidentes em caso de faltas ou impedimentos. A presidência e a vice-presidência do CJF são exercidas, respectivamente, pelo presidente e pelo vice-presidente do STJ, membros natos. O mais antigo dos outros três ministros eleitos para o Conselho exerce a função de corregedor-geral da Justiça Federal.