Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Abril > Inscrições para abertura da VIII Jornada de Direito Civil vão até 23 de abril

Notícias

Inscrições para abertura da VIII Jornada de Direito Civil vão até 23 de abril

Agenda

por publicado: 09/04/2018 13h12 última modificação: 10/04/2018 18h11
Evento terá início no próximo dia 26; três conferências solenes abrirão os trabalhos

Nos próximos dias 26 e 27 de abril, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) realiza a VIII Jornada de Direito Civil. Os interessados em participar da abertura, marcada para as 10h, podem se inscrever pelo site do CJF, até 23 de abril. A conferência magna será proferida pelo o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que falará sobre Direito fundamental e expressão religiosa: entre a liberdade, o preconceito e a sanção.

Em seguida, o professor Dr. Detlef Liebs, da Universidade Albert-Ludwigs (Friburgo – Alemanha), abordará o tema Os efeitos do Direito Romano sobre o Código Civil Brasileiro. Fechando a manhã de conferências solenes, A compra e venda não somente um contrato: da indissociabilidade do direito obrigacional e real será o assunto da exposição do professor Dr. Jakob Fortunat Stagl, da Universidade do Chile (Santiago – Chile).

Após a solenidade de abertura, com a presença da presidente do Conselho, ministra Laurita Vaz, as comissões darão início às discussões das proposições enviadas de todo o país. O trabalho da parte da tarde do dia 26 de abril e da manhã do dia 27 será exclusivo para os especialistas convidados.

As propostas de enunciados foram encaminhadas por tema: Parte Geral, Responsabilidade Civil, Obrigações, Contratos, Direito das Coisas, Família e Sucessões e Proposta de Reforma Legislativa. A comissão científica agrupará os verbetes selecionados por grupos, encaminhando-os às comissões de trabalho, que selecionarão as proposições a serem levadas à plenária de encerramento, para votação. Os enunciados aprovados na VIII Jornada de Direito Civil serão publicados e as propostas de reforma legislativa serão encaminhadas ao Congresso Nacional.

“Hoje não se lê obra de doutrina civil ou comercial que não faça referência a enunciados; muitos julgados os citam, inclusive no próprio Superior Tribunal de Justiça (STJ). Alguns abrem novos caminhos, como o que tratou do direito ao esquecimento”, destaca o ministro aposentado do STJ Ruy Rosado de Aguiar Júnior, um dos coordenadores científicos gerais do evento. Para o magistrado, passados 15 anos da entrada em vigor do atual Código Civil, “a experiência dos tribunais mostrou alguns pontos que suscitam sérias e repetidas controvérsias, como acontece com o regime legal da prescrição”.

A VIII Jornada de Direito Civil tem a coordenação do corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, ministro Raul Araújo. Já os coordenadores científicos gerais são os ministros Ruy Rosado de Aguiar Júnior e Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ, e o professor Roberto Rosas. O juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá será o secretário executivo geral. O evento tem o apoio do STJ, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Confira aqui a programação completa do evento.

Comissões

A VIII Jornada de Direito Civil terá sete comissões de trabalho, todas com a participação de diversas autoridades. A comissão Parte Geral terá como presidente o ministro do STJ Mauro Campbell Marques, coordenação científica do desembargador federal Rogério de Meneses Fialho Moreira e secretaria executiva do juiz federal André Granja. A comissão de Obrigações contará com o ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira como presidente, com os professores Fábio Ulhôa Coelho e Flávio Tartuce na coordenadoria científica e o desembargador federal Mairan Gonçalves Maia Júnior na secretaria executiva.

O presidente da comissão Contratos será o ministro do STJ Villas Bôas Cueva; os coordenadores científicos, o desembargador federal Lázaro Guimarães e o professor Otávio Luiz Rodrigues Júnior; e o secretário executivo, o professor Rommel Barroso da Frota. O grupo de trabalho responsável por debater Responsabilidade Civil vai ter como presidente a ministra do STJ Isabel Gallotti, na coordenação científica o professor Adalberto de Souza Pasqualotto, além do desembargador federal Guilherme Calmon na secretaria executiva. A comissão Direito das Coisas fica sob a presidência do ministro do STJ Luis Felipe Salomão, coordenadoria científica do professor Gustavo José Mendes Tepedino e secretaria executiva do professor Rodrigo Xavier Leonardo.

A comissão Família e Sucessões terá o ministro do STJ Ribeiro Dantas como presidente, a professora Ana de Oliveira Frazão como coordenadora científica e o juiz Atalá Correa na função de secretário executivo. Por fim, a comissão Proposta de Reforma Legislativa ficará sob a presidência do ministro do STJ Cesar Asfor Rocha, coordenadoria científica da professora Judith Martins Costa e a juíza Maria Claudia Mércio Cachapuz atuará na função de secretária executiva.