Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Abril > Selecionados trabalhos para workshop sobre Direito Sistêmico na solução de conflitos

Notícias

Selecionados trabalhos para workshop sobre Direito Sistêmico na solução de conflitos

CEJ

por publicado: 04/04/2018 14h54 última modificação: 04/04/2018 14h56
Serão abordadas as diretrizes das constelações familiares para a resolução de lides

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) selecionou os trabalhos que serão apresentados no Workshop Inovações na Justiça: O Direito Sistêmico como meio de Solução Pacífica de Conflitos. O evento vai ser realizado no dia 12 de abril, quinta-feira, das 9h às 19h, na sede do órgão, em Brasília. As inscrições estão abetas e podem ser feitas aqui.

Este workshop vai reunir magistrados, integrantes do Ministério Público, procuradores, defensores públicos, advogados, estudantes e público geral para debater métodos alternativos para a solução de conflitos que utilizam as diretrizes das constelações familiares.  Serão avaliadas as possibilidades de ampliar a aplicação do método, hoje utilizado em mais de 12 Tribunais de Justiça dos estados.

Por meio da técnica, desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger, as vivências conduzidas ajudam a identificar conflitos escondidos por trás de demandas judiciais, viabilizando a resolução de lides, promovendo a humanização e possibilitando uma profunda compreensão, além de criar um clima de equilíbrio emocional, que permite a cada um ver o que é mais justo.

Para a discussão das soluções alternativas de conflitos foram convidados especialistas e magistrados, entre eles, o ministro do STJ Marco Buzzi, que fará a conferência de abertura, com o tema Métodos de Solução de Conflitos; e a professora e advogada argentina Cristina Llaguno e o médico Décio Fábio de Oliveira Jr que participarão da palestra Constelações Familiares enquanto instrumento de solução de conflitos.

Está prevista ainda a discussão, em palestras e painéis, dos temas Direito Sistêmico no Judiciário Brasileiro e a Formação do Magistrado; Boas práticas na Justiça Estadual; e Boas Práticas: Justiça Federal e do Trabalho e Ministério Público. O workshop tem coordenação geral do ministro Raul Araújo, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ, e coordenação científica da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral do Conselho Nacional de Justiça, Sandra Silvestre, e de Aline Mota.

Confira a programação do evento aqui.