Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Junho > Ibama terá que indenizar funcionário que teve corpo queimado em acidente de carro

Notícias

Ibama terá que indenizar funcionário que teve corpo queimado em acidente de carro

Via Legal

por publicado: 19/06/2018 17h45 última modificação: 19/06/2018 17h45
O programa de TV é produzido pelo Conselho em parceria com os Tribunais Regionais Federais

A lei trabalhista é clara. O empregador tem que oferecer segurança no ambiente de trabalho, mesmo que o funcionário trabalhe na rua. No Nordeste, um servidor do Ibama viajava em um carro do Instituto quando houve um acidente. O automóvel pegou fogo e ele teve 25% do corpo queimados. Mesmo assim, o servidor teve que brigar na Justiça para receber uma indenização depois de passar meses internado. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região entendeu que o responsável pelas despesas do acidente deve ser o Ibama e determinou o pagamento de indenização por danos morais e materiais. 

O drama de ter uma doença, saber que existe tratamento e não ter dinheiro para comprar o remédio. No Sul do país, um jovem com uma forma rara de epilepsia teria que desembolsar R$ 5 mil por mês para comprar o Canabidiol. O remédio acabou com as crises de convulsão do rapaz. Ele pediu na Justiça que a União e o Estado de Santa Catarina bancassem o tratamento e conseguiu. O repórter Marcelo Magalhães foi até Florianópolis e conta essa história de luta de um jovem e de sua família. 

A criação das redes sociais promoveu o reencontro de pessoas que não se viam há muito tempo. Mas também deu uma exposição pública nunca vista, inclusive para quem não é famoso. Junto com essa abertura digital vários internautas começaram a se queixar de falta de privacidade. Em São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil foi condenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região a retirar fotos não autorizadas de advogados da página da instituição na internet.

No Brasil, a Constituição assegura a liberdade à crença religiosa. Porém, uma estudante adventista de Brasília teve as provas de um concurso público marcadas para um sábado. Ela pediu para fazer o exame no final do dia, mas a solicitação foi negada. O jeito foi levar o caso aos tribunais. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que a prova fosse aplicada após as seis horas da tarde.

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 16 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

20 de junho– quarta, 21h

21 de junho– quinta, 12h (reprise)

23 de junho – sábado, 21h (reprise)

24 de junho – domingo, 16h (reprise)

26 de maio– terça, 12h (reprise)

TV CULTURA

24 de junho – domingo, 6h30  

TV BRASIL

(Brasília – canal 02)

24 de junho – domingo, 6h