Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Maio > Justiça proíbe o INSS de fixar idade mínima para reconhecer tempo de serviço de contribuição

Notícias

Justiça proíbe o INSS de fixar idade mínima para reconhecer tempo de serviço de contribuição

Via Legal

por publicado: 17/05/2018 18h01 última modificação: 17/05/2018 18h01
Programa é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais

Hoje a idade mínima para trabalhar no Brasil é de 16 anos ou de 14 para menor aprendiz. Mas entre a população mais velha é comum achar brasileiros que começaram mais cedo. A novidade é que o INSS não pode mais fixar idade mínima para reconhecer tempo de serviço de contribuição, para efeito de aposentadoria. A decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Sul vale para todo o país. Mas ainda cabe recurso.

Veja a que ponto chega a ousadia de pessoas, fora da lei, para manter o contrabando no Brasil. Um homem de Goiás foi flagrado na estrada usando um radioamador no carro. Ele ouvia a frequência da Polícia Rodoviária Federal para tentar fugir da fiscalização. Só que desta vez não deu certo. Ele foi pego e condenado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A nova legislação, que entrou em vigor em abril, endureceu a pena para crimes de trânsito. O motorista que matar alguém, ou deixar alguém gravemente ferido quando estiver dirigindo alcoolizado poderá ser preso e cumprir pena maior. No interior de São Paulo, além de ser flagrado dirigindo bêbado, um motorista estava com carteira de habilitação falsa. Ele foi julgado e condenado pela Justiça Federal.

O país tem mais de 5.500 municípios e a grande maioria sobrevive, basicamente, com recursos do FPM, que é o Fundo de Participação dos Municípios. O valor enviado pelo governo federal para cada cidade é calculado de acordo com o número de habitantes, definido pelo Censo do IBGE, realizado a cada dez anos. Em Pernambuco, a cidade de Cumaru recebeu menos verba porque a população teria diminuído, de acordo com o último Censo. A prefeitura entrou na Justiça para pedir a revisão dos números, mas não conseguiu. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região entendeu que as estatísticas do IBGE estavam corretas e por isso não deveriam ser refeitas.

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 19 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA
16 de maio – quarta, 21h
17 de maio – quinta, 12h (reprise)
19 de maio – sábado, 21h (reprise)
20 de maio – domingo, 16h (reprise)
22 de maio– terça, 12h (reprise)

TV CULTURA
20 de maio – domingo, 6h30

TV BRASIL
(Brasília – canal 02)
20 de maio – domingo, 6h