Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Março > Desembargadora Cecília Marcondes encerra seu mandato no CJF

Notícias

Desembargadora Cecília Marcondes encerra seu mandato no CJF

Despedida

por publicado: 01/03/2018 10h43 última modificação: 01/03/2018 10h43
A presidente do TRF3 foi homenageada por seus pares na sessão de 26 de fevereiro

Os integrantes do Conselho da Justiça Federal (CJF) se despediram, na segunda-feira (26), da desembargadora federal Cecília Marcondes, que participou de sua última sessão na condição de conselheira do órgão. A magistrada encerra no próximo dia 1º de março sua gestão na presidência no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que tem jurisdição nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Marcondes recebeu das mãos da presidente do CJF, ministra Laurita Vaz, uma placa comemorativa em alusão aos serviços desempenhados por ela no Conselho. “Esta singela e merecida homenagem vai para a desembargadora, que nos honrou com seus doutos conhecimentos, e sua imensa simpatia, nos dois últimos anos”, disse a presidente.

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Raul Araújo, também se manifestou. “Desejo votos de felicitações à desembargadora por sua destacada e eficiente atuação neste Colegiado, onde sempre manteve o melhor relacionamento com seus pares, demonstrando elevada competência jurídica”.

O conselheiro André Fontes, presidente do TRF2, lembrou que a desembargadora “sempre se conduziu de maneira muito resoluta e fundamentada nos seus pontos de vista, sendo, este tempo, um período de aprendizagem, conhecimento, contato e comunicação”. E concluiu: “Tenho muita admiração e respeito pela senhora”.

Os demais conselheiros também prestaram homenagens a Cecília Marcondes, bem como o presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais (Ajufe), juiz federal Roberto Veloso, e o representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na sessão, Felipe Sarmento Cordeiro.

Por fim, a desembargadora federal agradeceu as palavras elogiosas do Colegiado, destacando que foi uma grande honra compor o CJF. “Foi com muita alegria que trabalhei aqui com todos os membros deste Conselho, tanto os atuais quanto os que já passaram por aqui. Aprendi muito com Vossas Excelências e espero que tenha podido contribuir com os trabalhos aqui realizados”, concluiu Cecília Marcondes.

Composição

O colegiado do CJF é composto por oito ministros do STJ, eleitos para um mandato de dois anos: cinco como membros efetivos e três como suplentes, além dos presidentes dos cinco Tribunais Regionais Federais, com mandato de dois anos, que são substituídos pelos vice-presidentes em suas faltas e impedimentos.

A presidência e a vice-presidência do CJF são exercidas, respectivamente, pelo presidente e pelo vice-presidente do STJ, membros natos. O mais antigo dos outros três ministros eleitos para o Conselho exerce a função de corregedor-geral da Justiça Federal.