Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Março > Estão abertas as inscrições para o Workshop Inovações na Justiça

Notícias

Estão abertas as inscrições para o Workshop Inovações na Justiça

CEJ

por publicado: 14/03/2018 11h54 última modificação: 14/03/2018 16h15
Evento debaterá direito sistêmico como método alternativo de soluções de conflitos

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) está com inscrições abertas para o Workshop Inovações na Justiça: O Direito Sistêmico como meio de Solução Pacífica de Conflitos. O evento, que tem o apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), vai ser realizado no dia 12 de abril, a partir das 9h, na sede do CJF, em Brasília. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de abril.

O objetivo do workshop é ampliar o debate sobre os métodos alternativos de soluções pacíficas de conflitos, conforme Res. CNJ 125/2010, introduzindo elementos do direito sistêmico. Esse princípio surgiu da análise do direito sob a ótica que rege as relações humanas, segundo as diretrizes das constelações familiares sistêmicas, desenvolvidas pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.

A iniciativa pretende fundamentar a aplicação desse conceito ao sistema de Justiça, bem como apresentar as inúmeras atividades de boas práticas que têm sido desenvolvidas nos Tribunais do país. O público-alvo são magistrados, membros do Ministério Público, procuradores, defensores públicos, advogados, servidores, estudantes, além de pessoas com interesse na matéria.

A coordenação geral é do ministro Raul Araújo, corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do CEJ. Já a coordenação científica fica por conta da juíza Sandra Silvestre, auxiliar na Corregedoria-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e de Aline Mendes Mota, assessora na vice-presidência do STJ. Estão confirmadas a participação do ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ e do CJF, e do ministro Marco Buzzi, do STJ.

Clique aqui para ver a programação e fazer a inscrição.

Atividades

A carga horária do Workshop Inovações na Justiça: O Direito Sistêmico como meio de Solução Pacífica de Conflitos vai ser de 8 horas/aula. Para os painéis, o CEJ receberá, até o dia 23 de março, inscrições para apresentação de casos de sucesso sobre o tema.

A certificação será concedida ao interessado que participar presencialmente e obtiver 100% da frequência. Também vai ser feita uma avaliação com os participantes para fins de aperfeiçoamento dos próximos eventos.