Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Outubro > Turma Nacional de Uniformização se despede do juiz federal Ronaldo José da Silva

Notícias

Turma Nacional de Uniformização se despede do juiz federal Ronaldo José da Silva

Atuação

por publicado: 26/10/2018 13h55 última modificação: 26/10/2018 13h55
Sessão também foi a primeira sob presidência do ministro Paulo de Tarso Sanseverino

Na sessão do dia 26 de outubro, em Brasília, o juiz federal Ronaldo José da Silva encerrou o mandato na Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU). Na ocasião da despedida, o magistrado, proveniente da Turma Recursal da Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul, foi homenageado pelo Colegiado. 

Em nome dos integrantes da TNU, a juíza federal Carmen Elizangela Dias Moreira de Resende fez um breve discurso em deferência ao colega de magistratura. “É uma missão privilegiada, em nome da TNU, render homenagem ao juiz Ronaldo José da Silva. De fato, a 3ª Região da Justiça Federal e o estado de Mato Grosso do Sul foram representados com maestria, pois o magistrado nos deixa um legado de dedicação, sensibilidade e comprometimento com a Justiça. [...] O vasto currículo dele demonstra bagagem intelectual e experiência profissional angariada em sua exitosa carreira profissional, que justificam as sólidas contribuições que sempre trouxe para as discussões e formulações de teses uniformizadoras no âmbito deste Colegiado nacional”, destacou a magistrada.

Ao proferir o discurso de despedida, o juiz federal Ronaldo José da Silva agradeceu os colegas e servidores pela cumplicidade, e disse que o período de mandato na TNU foi uma “sagrada missão”. “Quando tomei assento nesta comenda Turma Nacional de Uniformização, ainda como suplente, e lá se vão quatro anos que passaram muito rápido, fui tomado por um sentimento de insegurança de não estar à altura ao cargo que me foi confiado. Passado esse período, me despeço desta jornada com uma certeza: aprendi e evolui muito como pessoa e como magistrado, porque aqui encontrei colegas e amigos, tanto entre os juízes que aqui passaram como os renomados servidores desta instituição. Eles me ensinaram valores, dentre os quais destaco a simplicidade no trato das pessoas que buscam jurisdição nesta TNU, a demonstrar que estas pessoas não são somente um número a ser superado, mas, sim, gente de carne e osso com seus anseios e esperanças depositadas na solução justa de suas causas. [...] Agradeço a todos e, principalmente, à minha família”, concluiu.

Esta sessão da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais também foi marcada como sendo a primeira do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino na presidência do Colegiado.

Perfil

Antes de ingressar na magistratura federal, Ronaldo José da Silva pertenceu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Atualmente, é juiz federal titular do 2º Gabinete da Turma Recursal de Campo Grande e membro titular da Turma Regional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TRU). É bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e cursou Pós-Graduação latu sensu em Direito do Estado, na área de Direito Constitucional. É integrante da Academia Sulmatogrossense de Direito Público, ocupando o cargo de diretor-tesoureiro, professor da Escola de Magistrados Federais da 3ª Região (EMAG), professor da escola da Magistratura Estadual (EMAGS), além de professor de cursos de Pós-Graduação latu sensu em várias instituições de ensino.

Composição

Integram a TNU dez juízes federais provenientes das Turmas Recursais dos Juizados, sendo dois juízes federais de cada Região. A criação, competência e modo de funcionamento estão previstos na Lei dos Juizados Especiais Federais (Lei n. 10.259/2001) e no Regimento Interno da TNU.