Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Setembro > Conselho da Justiça Federal aprova Plano Anual de Aquisição de Veículos da 5ª Região

Notícias

Conselho da Justiça Federal aprova Plano Anual de Aquisição de Veículos da 5ª Região

Frota

por publicado: 26/09/2018 08h24 última modificação: 26/09/2018 08h24
Processo analisado é referente ao ano de 2018 e permite a substituição de 12 automóveis

O Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou o Plano Anual de Aquisição de Veículos da 5ª Região, referente ao exercício de 2018. A decisão, que permite a aquisição de 12 (doze) automóveis, no valor total de R$ 1.294.000,00, foi tomada na sessão do dia 24 de setembro, realizada na sede do órgão, em Brasília.

Segundo o processo, foi constatado que a frota da 5ª Região está defasada e todos os veículos oferecidos para renovação apresentam percentual de manutenção onerosa maior do que os 20% do valor de mercado dos automóveis, percentual exigido pelo art. 10 da Resolução CJF nº 72/2009. Em voto, a relatora, desembargadora federal Therezinha Cazerta, explicou que a referida Resolução estabelece diretrizes que possibilitam a aquisição de frota oficial do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus, respeitando as limitações orçamentárias das Cortes.

A magistrada esclareceu que a proposta apresentada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em atendimento às demandas verificadas no âmbito do Tribunal e suas respectivas Seções Judiciárias, foi encaminhada aos setores técnicos do CJF para exame e manifestação pertinentes. “A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SPO), consolidou as justificativas trazidas a partir da pretensão formulada pela Presidência do TRF5 por meio do Ofício nº 417/2018, inclusive no que diz respeito à excepcionalidade da aquisição de veículo tipo SUV (utilitário esportivo). [...] A avaliação feita pela SPO não encontrou impedimentos quanto à solicitação, ficando seu ônus a ser custeado por aquelas unidades”, disse.

A relatora registrou que, recentemente, o CJF deliberou favoravelmente sobre solicitações similares, formuladas pelos Tribunais Regionais Federais das 1ª e 2ª Regiões. Ainda de acordo com o voto da desembargadora federal Therezinha Cazerta, os veículos que serão substituídos passarão por uma criteriosa avaliação de estado de conservação e custos de manutenção, no sentido de remanejar àqueles que ainda possuem condições de uso.

Processo nº CJF-ADM-2018/00362