Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Setembro > Ministro Raul Araújo inaugura Centro de Memória da Justiça Federal e Espaço Arte

Notícias

Ministro Raul Araújo inaugura Centro de Memória da Justiça Federal e Espaço Arte

Memória

por publicado: 25/09/2018 00h00 última modificação: 30/04/2024 18h19
Durante a solenidade, a Biblioteca do CEJ também lançou a campanha literária Ação Valer

O corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), ministro Raul Araújo, inaugurou nesta segunda-feira (24), no hall de entrada do edifício-sede, o Centro de Memória do Conselho da Justiça Federal. A programação incluiu apresentação de humor e dança da atriz Karla Karenina e concerto musical da juíza federal Laís Leite.

O ministro Raul Araújo cumprimentou os presentes e ressaltou a importância do resgate da história do CJF, criado há 52 anos, em 30 de maio de 1966. “A preservação do passado de qualquer instituição é o primeiro passo que se dá para torná-la perpétua e universal. A conservação de sua história é, ainda, o caminho mais seguro para que ela possa progredir no tempo, avançando com altivez e retidão”, disse o corregedor-geral, acrescentando que o tempo é o maior aliado para o acúmulo de experiência.

Além de Raul Araújo, participaram da cerimônia os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino, Antonio Carlos Ferreira, Sérgio Kukina, Ribeiro Dantas e o ministro aposentado Washington Bolívar, que foi o primeiro diretor do CEJ.

Na ocasião também foi lançado o hotsite do Centro de Memória do Conselho da Justiça Federal, com uma linha do tempo apresentando as autoridades e atos que contribuíram com o desenvolvimento da Justiça brasileira. Conheça a iniciativa clicando aqui.

Ações culturais

Também nesta segunda (24) foi inaugurado o Espaço Arte, no corredor do subsolo do edifício-sede. No local, uma intervenção visual coletiva, conduzida pelo artista plástico Valdério Costa, foi aberta à apreciação do público interno do Conselho. A obra tem como tema a Justiça nas cinco regiões do Brasil. A ilustração principal – uma árvore com pássaros – foi escolhida para representar a Região Centro-Oeste

Aproveitando a presença de todos na solenidade, a Biblioteca do CEJ estreou a campanha literária Ação Valer. A iniciativa, em parceria com o público-alvo, foi iniciada com a doação e a arrecadação de livros, que compõem as estantes de livre acesso. O propósito é o de estimular o hábito e o prazer pela leitura, promover a troca de livros e valorizar a colaboração nas relações de trabalho.