Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2018 > Setembro > Obra organizada por ministro Raul Araújo reúne textos sobre temas polêmicos na Justiça Federal

Notícias

Obra organizada por ministro Raul Araújo reúne textos sobre temas polêmicos na Justiça Federal

Lançamento

por publicado: 11/09/2018 18h21 última modificação: 11/09/2018 18h21
A publicação coletiva apresenta visão de mais de 30 profissionais de várias categorias do direito

O livro Temas Atuais e Polêmicos na Justiça Federal será lançado amanhã (12), das 18h30 às 21h, no Espaço Cultural STJ. A obra coletiva apresenta a visão e a experiência de mais de 30 profissionais, de várias categorias do direito, sobre tópicos polêmicos que envolvem uma das mais respeitadas instituições do país. Os organizadores são o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor-geral da Justiça Federal Raul Araújo, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cid Marconi Gurgel de Souza, e o mestre em direito Tiago Asfor Rocha Lima. A publicação é de coautoria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Dias Toffoli; e dos ministros do STJ Humberto Martins, Villas Bôas Cuevo, Gurgel de Faria e Ribeiro Dantas.

Apesar da complexidade estrutural e do leque de competências constitucionais da Justiça Federal, os autores aceitaram o desafio de expor artigos e reunir textos acadêmicos, elaborados por juristas de destaque, com o intuito de preencher lacunas na literatura jurídica. O trabalho é marcado pela heterogeneidade das abordagens, pois exibe uma visão multidisciplinar, sob diferentes ângulos, valendo-se da vivência e da compreensão de cada participante.

A grande diversidade dos assuntos levou à organização dos textos em quatro partes: a primeira, focada em direito constitucional e processo constitucional; a segunda, voltada para o direito civil; a terceira, dirigida ao direito processual civil; e a quarta, relativa ao direito administrativo e tributário. Tudo isso para dar espaço à exposição e à discussão de tormentosas questões jurídicas e administrativas que envolvem a Justiça Federal.

Os organizadores afirmam que “a obra é apenas a semente de um projeto maior a ser desenvolvido e intensificado por todos os cultores do direito que periodicamente se disponibilizem a renovar esforços e trazer novas ponderações sobre as matérias enfrentadas pela Justiça Federal”.

Fonte: STJ