Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 03 MARÇO > Obras reúnem artigos sobre enunciados da Enfam e do CJF

Notícias

Obras reúnem artigos sobre enunciados da Enfam e do CJF

Lançamento

por publicado: 21/03/2019 11h35 última modificação: 21/03/2019 11h35
Evento será realizado nesta quinta (21) no Espaço Cultural do STJ

Serão lançados nesta quinta-feira (21) os livros Enunciados da Enfam Comentados e Enunciados CJF – Conselho da Justiça Federal: Jornadas de Direito Processual Civil. As obras foram coordenadas por Frederico Koehler, Marco Aurélio Peixoto e Silvano José Gomes. O evento será realizado no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a partir das 19h.

Os enunciados do Conselho da Justiça Federal foram aprovados durante as duas Jornadas de Direito Processual Civil promovidas pelo Centro de Estudos Judiciários do CJF, em 24 e 25 de agosto de 2017, e em 13 e 14 de setembro de 2018, em Brasília.

O ministro do STJ Mauro Campbell Marques foi o coordenador-geral da I Jornada e coordenador científico da II Jornada. O coordenador-geral da II Jornada foi o ministro do STJ Raul Araújo.

Jornadas

A I Jornada recebeu 624 propostas de enunciados, das quais 190 foram selecionadas para os debates e 107 aprovadas em plenária. Na II Jornada, o número de propostas aumentou para 789, sendo 110 selecionadas para debate e 51 aprovadas.

O livro Enunciados CJF – Conselho da Justiça Federal: Jornadas de Direito Processual Civil apresenta comentários elaborados pelos membros das comissões integrantes das Jornadas e representantes de vários órgãos e de carreiras jurídicas, todos com reconhecimento notório na área.

Enfam

Os enunciados da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) foram propostos, votados e aprovados durante o seminário O Poder Judiciário e o Novo CPC, realizado de 26 a 28 de agosto de 2015, em Brasília. A ideia da realização do seminário surgiu nas reuniões do grupo de trabalho sobre o Código de Processo Civil de 2015 idealizado pelo então diretor-geral da Enfam e atual presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha.

Embora não tenham caráter vinculante ou força de lei, os enunciados servem como importante orientação para todos os que utilizam o CPC. O livro Enunciados da Enfam Comentados reúne as reflexões e críticas de magistrados e membros de outras carreiras da área jurídica.

Fonte: STJ