Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 ABRIL > União deve indenizar mulher que teve dente errado arrancado em hospital federal do RJ

Notícias

União deve indenizar mulher que teve dente errado arrancado em hospital federal do RJ

Via Legal

por publicado: 23/04/2019 08h17 última modificação: 25/04/2019 11h07
O programa é produzido pelo CJF em parceria com os Tribunais Regionais Federais

Uma história de erro médico terminou com a condenação dos responsáveis no Rio de Janeiro. A Justiça Federal determinou que a União indenize uma mulher que entrou num hospital federal do Estado para tirar um dente infectado por uma bactéria, mas teve outro arrancado no lugar. A vítima foi indenizada por danos morais e estéticos e receberá um novo tratamento. Até hoje ela sofre com as consequências, já que a infecção se espalhou e provocou a perda de outros dentes.

Ainda sobre saúde, o Via Legal vai mostrar que no nordeste do país, a Justiça determinou que o SUS forneça um medicamento à paciente com urticária grave. Depois de passar dois anos com forte coceira e a inflamação pelo corpo, uma pernambucana teve que entrar com processo nos tribunais para receber o único medicamento capaz de controlar a urticária crônica espontânea. O remédio custa em média R$ 2.800 e só era liberado pelo SUS, para outro tipo de doença, a asma.

Você sabia que em pleno século XXI ainda tem muito brasileiro que não recebe correspondência em casa? E ainda tem que andar quilômetros para pegar uma carta ou uma simples conta de luz? Essa era a realidade de moradores de Flores da Cunha, um pequeno bairro na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Eles ficaram dois anos sem receber as encomendas dos Correios. O TRF da 4ª Região condenou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a reestabelecer o serviço.

No Via Legal também tem história! Você vai ver que há quase cem anos, São Paulo foi bombardeada por tropas federais. A revolução paulista de 1924 representou o maior conflito armado da capital. Centenas de famílias foram mortas na época. A Chaminé da Luz, no centro da cidade, é um marco dessa história triste. O monumento do século dezenove está abandonado e depredado, mas graças a Justiça Federal, esse símbolo histórico será restaurado. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou o governo paulista a garantir a restauração e preservação do monumento.

E uma reportagem sobre uma conduta ilícita, que pouca gente sabe. A extração de areia sem autorização. Em Tocantins, a Justiça Federal manteve a condenação de um homem que tirava areia de uma área próxima a uma rodovia. Ele alegou que tinha autorização do órgão ambiental municipal para fazer a extração. Mas só isso não é suficiente. Outras permissões são necessárias. Confira quais são, no programa desta semana.

O Via Legal é produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os Tribunais Regionais Federais. O programa é exibido nas TVs Cultura e Justiça, além de outras 13 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.youtube.com/programavialegal e www.youtube.com/cjf.

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV JUSTIÇA

24 de abril – quarta, 21h

25 de abril – quinta, 12h (reprise)

27 de abril – sábado, 21h (reprise)

28 de abril– domingo, 16h (reprise)

30 de abril – terça, 12h (reprise)

TV CULTURA

27 de abril– sábado, 5h 45

01 de Maio – quarta, 6h 45 (reprise)