Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 04 ABRIL > Reportagem do Via Legal é finalista do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal

Notícias

Reportagem do Via Legal é finalista do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal

Via Legal

por publicado: 26/04/2019 13h43 última modificação: 26/04/2019 13h46
O programa é produzido pelo CJF em parceria com os Tribunais Regionais Federais

Reportagem sobre a identificação de ossadas humanas de desaparecidos durante o período militar e encontradas no Cemitério Dom Bosco, em São Paulo, é uma das finalistas do Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (MPF) na categoria Jornalismo/TV. O material foi produzido pela equipe do Programa Via Legal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

Na sétima edição, o Prêmio República manteve a missão de integrar os principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos. Os 142 trabalhos inscritos concorreram em quatro categorias: Ministério Público, Advocacia de Direitos Coletivos, Jornalismo e Responsabilidade Social.

As iniciativas foram analisadas por 17 jurados convidados pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Os jurados analisaram os trabalhos com base nos seguintes critérios: alcance social, criatividade, complexidade, eficiência e potencial de multiplicação.

Compõem a Comissão Julgadora: o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o subprocurador-geral da República aposentado e diretor de Aposentados da ANPR, Celso Roberto da Cunha Lima (SPGR); a diretora Cultural da ANPR, Lívia Tinôco; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin e Mauro Campbell; o membro do Conselho Nacional do Ministério Público Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior; a diretora secretária da ANPR, Caroline Maciel; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcus Vinícius Furtado Coelho; a especialista em responsabilidade social e fundadora da Escola de Gente, Claudia Werneck; e os jornalistas Juliano Basile (Valor), Diego Iraheta (HuffPost), Cristina Serra (My News), Tereza Azevedo (Abert), Ana Dubeux (Correio Braziliense), Rodrigo Orengo (BandNews) e Felipe Recondo (Jota).

A cerimônia de premiação será realizada em 30 de abril, em Brasília. Confira a lista dos finalistas.

Via Legal

Produzido pelo Conselho da Justiça Federal em parceria com os cinco Tribunais Regionais Federais (TRFs), o programa é semanal e discute temas como saúde, moradia, Previdência Social, meio ambiente e cidadania. As reportagens mostram exemplos de caminhos percorridos pelos brasileiros na hora de fazer valer o que está na lei.

O programa é exibido pela TV Justiça e TV Cultura, além de diversas emissoras regionais em todo o país.

 

Fonte: TRF3 com informações do Ministério Público Federal