Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 05 - MAIO > CEJ divulga autores de propostas de enunciados aprovadas na III Jornada de Direito Comercial

Notícias

CEJ divulga autores de propostas de enunciados aprovadas na III Jornada de Direito Comercial

Agenda

por publicado: 13/05/2019 18h40 última modificação: 21/05/2019 14h57
As proposições serão analisadas durante o evento, marcado para os dias 6 e 7 de junho, em Brasília

O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) divulgou os nomes dos autores de propostas de enunciados aprovadas na III Jornada de Direito Comercial, marcada para 6 e 7 de junho, no auditório do CJF, em Brasília. Mais de 350 proposições foram recebidas pelo CEJ entre os dias 12 de fevereiro e 7 de abril. Destas, 205 foram aceitas e serão analisadas por seis comissões temáticas durante o evento. Cada proponente poderia enviar até três sugestões de verbetes, que deveriam estar de acordo com alguns critérios predefinidos pelo Centro de Estudos Judiciários.

O grupo de trabalho com o maior número de proposições aprovadas é o de Crise da Empresa: Falência e Recuperação, com 46 propostas. Em segundo lugar vem a comissão de Direito Societário, com 45 sugestões de verbetes, seguida pela de Propriedade Intelectual, que tem 42 proposições aceitas. A comissão Empresa e Estabelecimento analisa 35 propostas e a de Obrigações Empresariais, Contratos e Títulos de Créditos fica com 22. Por último vem o grupo de trabalho estreante, que trata de Comércio Internacional, com 15 sugestões de enunciados.

Clique aqui para baixar a lista com os autores das propostas aprovadas e aqui para acessar os dados sobre os enunciados que serão examinados durante a III Jornada de Direito Comercial.

Comissões de trabalho

A III Jornada de Direito Comercial será composta por seis grupos de trabalho responsáveis pela seleção, discussão e aprovação das proposições enviadas. Integram as comissões professores e especialistas convidados, representantes de instituições e autores das proposições aprovadas pela coordenação científica, a cargo dos ministros Ruy Rosado de Aguiar Júnior e Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A coordenação-geral está sob o comando da corregedora-geral da Justiça Federal e diretora do CEJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

São elas: Empresa e estabelecimento, presidida pelo ministro Cláudio Santos e coordenada pelo professor Alfredo de Assis; Direito Societário, cuja presidência fica a cargo da ministra Isabel Gallotti e a coordenação da professora Ana Frazão; Obrigações empresariais, contratos e títulos de crédito, comandada pelo ministro Antonio Carlos Ferreira e coordenado pelo professor Fábio Ulhoa Coelho; Crise da Empresa: falência e recuperação, conduzida pelo ministro Luis Felipe Salomão e coordenada pelo professor Paulo Penalva Santos; Propriedade Intelectual, chefiada pelo ministro Moura Ribeiro, sob coordenação do desembargador federal André Fontes, e da juíza federal Márcia Nunes; e Comércio Internacional, liderada pelo ministro Raul Araújo e coordenada pelo professor Cesar Augusto Pereira.

Os enunciados passam pelo crivo de cada comissão, mas só se atribui legitimidade a eles depois de uma aprovação final na plenária. Mais informações sobre a III Jornada de Direito Comercial no portal do CJF > Centro de Estudos Judiciários > Cursos e Eventos > Jornadas.