Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 JUNHO > Desembargador federal Thompson Flores participa de última sessão no CJF

Notícias

Desembargador federal Thompson Flores participa de última sessão no CJF

Sessão CJF

por publicado: 24/06/2019 18h15 última modificação: 24/06/2019 18h20
O presidente do TRF4 se afasta do cargo de conselheiro em razão do término de mandato

A sessão do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizada nesta segunda-feira (24) marcou a despedida do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, que se afasta da função de membro do Colegiado em razão do término de mandato. Ele será sucedido pelo desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, que assume a presidência do TRF4 no dia 27 de junho, para o biênio 2019-2021.

Representando o Colegiado, o presidente do CJF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, fez um breve discurso de homenagem ao conselheiro Thompson Flores, a quem se referiu como um vocacionado julgador. “Com os pés na transição e olhar no futuro, o conselheiro Thompson Flores destaca-se por sua capacidade de gestão dinâmica e visionária, tendo criado o museu do TRF4 iminentemente digital com utilização de tecnologia não apenas para mostrar inovação na área do processo eletrônico como também decisões judiciais que fizeram história ao longo de três décadas de existência do Tribunal”, elogiou Noronha.

O presidente do TRF4 recebeu uma placa de homenagem em nome dos demais membros do Conselho entregue pelo ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino, que exaltou a trajetória profissional e desejou boa sorte ao colega.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Fernando Mendes, também entregou ao companheiro de magistratura uma placa de reconhecimento pela atuação como conselheiro do CJF. “O presidente Thompson Flores sempre contribuiu para o fortalecimento e engrandecimento da Justiça Federal. Nem sempre concordamos, isso faz parte do processo democrático, mas o conselheiro sempre esteve com muita disposição e ajudou muito o trabalho da Associação”, ressaltou o magistrado.

Ao ter a palavra, o desembargador federal Thompson Flores cumprimentou todos os integrantes do Colegiado, agradeceu as condecorações e fez uma menção especial aos servidores da Justiça Federal pela qualidade do trabalho prestado.

“Eu assumi a presidência do Tribunal em uma circunstância pessoal muito particular: exatamente 40 anos antes, meu saudoso avô, ministro Carlos Thompson Flores, nome que pronuncio com muito respeito e saudade, assumia a presidência do Supremo Tribunal Federal. Era um homem de refinada educação intelectual e refinada educação no trato, como se exige de quem exerce aquela alta função. Dele herdei seu grande nome e tenho feito todo o possível no estudo e na forma de seguir seus passos na magistratura”, despediu-se.

Perfil

Nascido em Porto Alegre (RS), o desembargador federal Thompson Flores cursou Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com habilitação em Direito Processual Civil. Classificou-se em primeiro lugar no Curso de Preparação à Magistratura e foi aprovado em nono para o cargo de procurador da República. No ano de 1993, foi designado para assumir a função de procurador regional eleitoral substituto e em 1996 foi promovido ao cargo de procurador regional da República, exercendo suas atividades perante o Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Em junho de 1996 tornou-se procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região e em 2001 foi nomeado desembargador federal do TRF4 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.