Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 06 JUNHO > Obra traz referências de publicações sobre os 30 anos de atuação do STJ

Notícias

Obra traz referências de publicações sobre os 30 anos de atuação do STJ

Bibliografias selecionadas

por publicado: 17/06/2019 13h51 última modificação: 17/06/2019 13h51
Prefácio foi escrito pelo ministro Antônio de Pádua Ribeiro, presidente da Corte entre 1998 e 2000

Como parte das comemorações pelos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Biblioteca Ministro Oscar Saraiva (CBIB) lança a edição especial da série Bibliografias Selecionadas. Com o título 30 anos de atuação do Superior Tribunal de Justiça, a obra traz diversas referências de publicações sobre o Tribunal, desde 1989 até os dias atuais, e conta com prefácio do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, presidente da Corte entre 1998 e 2000.

Em seu texto, o ministro destaca que a publicação “coloca à disposição dos estudiosos importantes pesquisas sobre a história do Tribunal e da sua atuação, desde a sua origem certificada na Constituição em vigor”.

A coordenadora da CBIB, Rosa Abreu, afirma que “o diferencial desta edição em relação às anteriores é o caráter histórico. “Por conter várias publicações sobre o Tribunal, ela ajudará a preservar a história do STJ”, avalia.

O chefe da Seção de Doutrina Digital (SEDOT/CBIB), Allan Rafael, conta que “o volume tem como objetivo principal servir de fonte de informação e ampliação do conhecimento, principalmente para operadores do Direito – como Ministros, Magistrados e estudantes”.

Livre acesso

A maioria das 206 páginas de referências – maior edição já publicada das Bibliografias – possuem links que remetem ao texto integral. “Porém, em respeito aos direitos autorais, alguns textos não podem ter a íntegra disponibilizada na rede. Nestes casos, quem tiver interesse em algum desses documentos poderá solicitá-los por e-mail, pelo telefone (61) 3319-9883 ou pessoalmente, na Biblioteca do STJ”, alerta o gestor.

Novidade na divulgação

Uma novidade é que as Bibliografias voltarão a ser divulgadas em redes sociais oficiais do STJ – Facebook e Instagram –, sendo que a publicação no Instagram ocorrerá pela primeira vez.

“A publicação nas redes sociais serve para que tanto o público quanto outros órgãos possam ter acesso e, posteriormente, fazer a divulgação da obra, pois, quanto mais for divulgado, melhor; trata-se de uma ferramenta para ajudar estudantes e operadores de direito e a população em geral a conhecer a história do Tribunal da Cidadania”, afirma a coordenadora da CBIB.

Revista Doutrina

Também destaca-se na edição histórica das Bibliografias Selecionadas a inclusão da recém-lançada Revista Doutrina, que contempla artigos elaborados por ministros da ativa e aposentados, em homenagem à Corte de vanguarda. Ao todo, são 45 estudos sobre os mais variados temas jurídicos da atualidade.

A Revista tem uma tiragem histórica de 250 exemplares impressos e está disponível, on-line, na Biblioteca Digital Jurídica (BDJur). Os artigos da 5ª edição foram escritos por vinte e nove ministros em atividade e dezesseis aposentados. Segundo o atual diretor da revista, ministro Mauro Campbell Marques, uma das metas de sua gestão à frente do Gabinete do Diretor da Revista é disponibilizar para o público todas as obras da unidade em meio digital.

A CBIB está preparando novos temas para as próximas edições. Sugestões e comentários podem ser feitos pelo e-mail atendimento.biblioteca@stj.jus.br ou pelos ramais 9883 e 9396, que também servem como contato para outras informações sobre a edição atual.

Para conferir as edições anteriores das Bibliografias Selecionadas, clique aqui.

Fonte: STJ