Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 Setembro > CJF investe na melhoria da infraestrutura e governança de TI da Justiça Federal

Notícias

CJF investe na melhoria da infraestrutura e governança de TI da Justiça Federal

STI

por publicado: 06/09/2019 10h35 última modificação: 06/09/2019 10h43
Órgão vai contratar solução de infraestrutura computacional hiperconvergente, com possibilidade de vir a ser a “nuvem privada da Justiça Federal”

Na busca de atendimento ao macrodesafio de melhoria da infraestrutura e governança de Tecnologia de Informação, o Conselho da Justiça Federal (CJF) está dando andamento a procedimento licitatório para contratação de uma solução de infraestrutura computacional hiperconvergente, com possibilidade de vir a ser a “nuvem privada da Justiça Federal”, no sistema de registro de preços.

A iniciativa visa a otimização de recursos humanos, orçamentários e tecnológicos, trazendo garantia de confiabilidade, integridade e disponibilidade das informações, dos serviços e sistemas essenciais da Justiça Federal, especialmente os sistemas nacionais, que atendem a todos os Tribunais Regionais Federais (TRFS) e suas Seções Judiciárias. Os equipamentos, de propriedade do CJF, serão alocados em ambientes computacionais adequados, localizados primariamente no CJF e em TRFs ou Seções Judiciárias que tenham espaço disponível, estrutura elétrica e refrigeração adequadas, atendendo a requisitos definidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Essa implantação se dará de forma gradual em diversas unidades da Justiça Federal, a serem definidas após análise de adequação aos requisitos necessários, conforme previsto em edital. Não há nenhuma indicação no edital ou menção ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região, que está em processo de criação e dependendo de autorização de órgãos superiores.

A proposta estimativa de preço foi realizada levando em consideração os preços praticados em contratos de órgãos públicos com o objeto similar. O planejamento da contratação foi conduzido com total transparência, visando dar ampla competitividade ao certame licitatório.