Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 09 Setembro > Juízes federais José Francisco Spizzirri, Guilherme Bollorini Pereira e Sérgio de Abreu Brito se despedem da TNU

Notícias

Juízes federais José Francisco Spizzirri, Guilherme Bollorini Pereira e Sérgio de Abreu Brito se despedem da TNU

Sessão TNU

por publicado: 30/09/2019 17h42 última modificação: 30/09/2019 17h42
Os três encerraram suas atividades na última sessão do colegiado, no dia 18 de setembro

Na sessão da Turma Nacional de Uniformização (TNU) do dia 18 de setembro, realizada no Conselho de Justiça Federal, em Brasília, os juízes federais José Francisco Spizzirri, Guilherme Bollorini Pereira e Sérgio de Abreu Brito encerraram seus mandatos. Na ocasião de despedida, os magistrados foram homenageados.

Representando o Colegiado, a juíza federal Tais Vargas Ferracinni de Campos Gurgel homenageou o juiz federal José Francisco Spizzirri, proveniente da Turma Recursal da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul. “Desde o princípio, eu percebi o seu traço prático, lógico em volta dos objetivos, muito bem fundamentados e que deixarão aqui na TNU uma marca indelével da sua exitosa participação nesse Colegiado”, afirmou a magistrada. Em retribuição, Spizzirri destacou o sentimento de gratidão aos colegas e ao Tribunal Regional Federal da 4ª região, que o distinguiu a honra de representar os Juizados da região de origem. Segundo o magistrado, a TNU é um órgão plural, que reúne expoentes da mais alta qualificação, vindos de todas as regiões do Brasil. “É uma grande responsabilidade que a gente assume. Portanto, é um voto de confiança grande que se tem do tribunal, que eu espero ter atendido à altura”, acrescentou.

O juiz federal Guilherme Bollorini Pereira, oriundo da Turma Recursal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, também foi homenageado. O juiz federal Bianor Arruda Bezerra, responsável pela honraria, elogiou o trabalho do magistrado ao destacar sua honestidade, dignidade e bons princípios. O magistrado também caracterizou o colega como um ponto de união do colegiado.

Em seu discurso, Guilherme Bollorini Pereira destacou seu processo ao longo dos anos de trabalho na TNU: “Aqui só aprendi e evoluí, não só como juiz, mas como ser humano preocupado em distribuir justiça nessa revolucionária missão do Poder Judiciário de, corajosamente, impedir que prevaleça a lei do mais forte”. O juiz também declarou sua felicidade, por sentir que essa segunda passagem na TNU o fez tão bem pessoal e profissionalmente como a primeira.

Por fim, o juiz federal Ronaldo Castro Desterro e Silva condecorou o juiz federal Sérgio de Abreu Brito, proveniente da Turma Recursal da Seção Judiciária de Alagoas. O magistrado, ao relembrar do tempo em que trabalhou como revisor do homenageado, definiu o texto do juiz como limpo, na medida da controvérsia, com perfeita concatenação de argumentos jurídicos e bom de ler. O orador também qualificou como inestimável a contribuição do magistrado ao engrandecimento da TNU e da justiça brasileira. Sérgio de Abreu Brito caracterizou o tempo de trabalho na TNU como um processo de intenso aprendizado, não apenas jurídico, que produziu enorme satisfação, gratidão e realização profissional. “Dentro das minhas limitações, consegui superar os obstáculos ao longo desta jornada. Dediquei-me da melhor maneira que pude. Fui bastante recompensado por outro lado, pois durante esse mandato de dois anos, aprendi intensamente ao navegar por esse imenso mar da TNU”, completou.

Ao final, o presidente da Turma, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, agradeceu a contribuição que os três deram à TNU e declarou: “São três excelentes juízes federais, foram muito bem escolhidos e, mais do que isso, representaram muito bem seus tribunais. Combateram o bom combate, concluíram a missão e agora estão retornando às suas funções normais, naturalmente aguardando uma nova missão em prol do poder judiciário”.