Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 10 Outubro > Curso promovido pelo CJF ensina técnicas operacionais a agentes de segurança no TRF3

Notícias

Curso promovido pelo CJF ensina técnicas operacionais a agentes de segurança no TRF3

Capacitação

por publicado: 15/10/2019 11h04 última modificação: 15/10/2019 11h18
Capacitação faz parte do projeto Fortalecimento da Segurança Institucional

O Conselho da Justiça Federal (CJF) promoveu, entre os dias 7 e 11 de outubro, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), a segunda turma do Curso Básico de Técnicas Operacionais para Agentes de Segurança da Justiça Federal.

A presidente do TRF3, desembargadora federal Therezinha Cazerta, abriu o treinamento. Também compuseram a mesa de honra o desembargador federal Luiz Stefanini, presidente da Comissão Permanente de Segurança da Justiça Federal da 3ª Região; a assessora-chefe de Segurança Institucional e Transporte do CJF, delegada da Polícia Federal Fernanda Rocha Pacheco Santos; e a diretora do Foro da Seção Judiciária de São Paulo, juíza federal Luciana Ortiz.

A assessora-chefe de Segurança Institucional e Transporte do CJF disse que o curso visa a fortalecer a segurança de modo estratégico e o trabalho de forma integrada, a fim de preparar as instituições para o enfrentamento das mais diversas situações. Destacou a alegria em ver que o projeto está avançando: “É uma mudança de paradigma e de cultura. A realidade não nos permite tratar a segurança de forma amadora. A segurança precisa estar bem preparada.”

O primeiro passo, segundo Fernanda, é investir na capacitação dos agentes, de forma técnica e compromissada. Para ela, outras medidas merecem ser pensadas no processo de aperfeiçoamento, citando as áreas de Inteligência, Política de Segurança Institucional, capacitação de multiplicadores e padronização.

Segurança é um dos pilares

A desembargadora federal Therezinha Cazerta ressaltou a importância do trabalho dos agentes de segurança. Dirigindo-se a eles, afirmou: “É vital para a nossa segurança e para as nossas vidas. Estamos em suas mãos, e é importante que estejam atualizados com as melhores técnicas.” A presidente agradeceu a delegada Fernanda Rocha pelo seu envolvimento e observou o empenho do CJF em fortalecer a segurança, reconhecidamente um dos pilares da atuação dos tribunais. Também cumprimentou o diretor da Secretaria de Segurança do TRF3, Eduardo Vieira, e toda a equipe pela atuação eficiente.

A presidente comentou as progressivas reduções orçamentárias e a consequente necessidade de se trabalhar cada vez mais com inteligência e organização: “Onde faltam recursos, é necessário que haja criatividade e disposição. Nessa perspectiva, o treinamento é da maior importância.”

Com referência ao recente episódio que colocou em risco a vida da juíza federal Louise Filgueiras, a presidente disse que foi um fato imprevisível e incontrolável e que, ao ser acionado, o setor de segurança “agiu adequadamente”, com observância de todas as normas e medidas de segurança. Ela ponderou que a necessidade ou não de algumas autoridades passarem por detector de metal já é objeto de análise do Supremo Tribunal Federal.

“Temos detectores em todos os fóruns e no tribunal. Não houve falha da nossa segurança. Eles agiram dentro dos padrões e rapidamente”, finalizou, cumprimentando os agentes pela ação eficiente e preparada.

Curso

O objetivo do curso é capacitar os agentes de segurança da Justiça Federal para a utilização de equipamentos destinados a gerenciamento de crise, abordagem e uso seletivo da força. Entre os temas estão: padronização e aprimoramento de conhecimentos e habilidades para agentes de segurança; foco em análise e gerenciamento de conflitos; neutralização efetiva de ameaças com emprego de equipamentos de uso seletivo da força, e técnicas de contenção e condução para proteção integral de ativos da Justiça Federal.

O treinamento ocorrerá nas cidades-sede dos cinco Tribunais Regionais Federais, propiciando a participação de todo o quadro de agentes de segurança do país. Esta semana, a capacitação ocorre novamente em Brasília. Confira o cronograma das próximas turmas:

21 a 25/10: Rio de Janeiro - RJ

4 a 8/11: Porto Alegre - RS

18 a 22/11: Recife - PE

 

Informações e fotos: TRF3