Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > 11 Novembro > Ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira participa de sua primeira sessão à frente da TNU

Notícias

Ministro do STJ Antonio Carlos Ferreira participa de sua primeira sessão à frente da TNU

Boas-vindas

por publicado: 06/11/2019 11h37 última modificação: 06/11/2019 15h52
Reunião foi realizada nesta quarta-feira (6), na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira participou, nesta quarta-feira (6), de sua primeira sessão à frente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU).

Ao abrir os trabalhos, Antonio Carlos Ferreira recordou sua vida profissional e a relação com a Justiça Federal. “Iniciei minha trajetória profissional jurídica em 1983, como advogado da Caixa Econômica Federal, atuando quase que exclusivamente na Justiça Federal. Durante mais de 28 anos de advocacia, conheci magistrados federais dignos dos maiores louvores, dentre os quais fiz amigos vitalícios. A partir de 2011, me tornei ministro do STJ pelo quinto constitucional. Desde então, tenho atuado na Quarta Turma, onde dificilmente chegam recursos oriundos da Justiça Federal”, rememorou ele.

O ministro também externou sua satisfação não somente em conduzir a TNU, mas também em fazer parte do Conselho da Justiça Federal (CJF). “Integrar o CJF e, agora por delegação da corregedora-geral da Justiça Federal, ministra Maria Thereza, poder presidir a TNU me enche de orgulho e de alegria pelo reencontro com a Justiça Federal. Sobretudo pela oportunidade de renovar meu compromisso com os valores da magistratura federal e colocar todo o meu empenho no sentido de, junto com os senhores, procurar construir um país que seja verdadeiramente melhor para todos”, disse o ministro aos membros da TNU, concluindo: “Sei que é um imenso desafio suceder o ministro Sanseverino e os demais, pois fizeram gestões profícuas. Mas sei que posso contar com o apoio dos senhores visando a dar continuidade a esse trabalho e ao constante aprimoramento das nossas atividades”.

Perfil

Nascido em São Paulo, o ministro Antonio Carlos Ferreira se formou em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em 1981. Fez carreira na Caixa Econômica Federal, de 1979 a 2011, quando ingressou no STJ. No tribunal, é membro da Segunda Seção e Quarta Turma.