Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 05 Maio > CJF aprova proposta de resolução que cria o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Colaborativo da Justiça Federal

Notícias

CJF aprova proposta de resolução que cria o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Colaborativo da Justiça Federal

por publicado: 21/05/2020 12h17 última modificação: 21/05/2020 12h19

O Colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou, na sessão ordinária do dia 18 de maio de 2020, por unanimidade, a proposta de resolução que trata sobre a criação, funcionamento e organização do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Colaborativo da Justiça Federal (CTDEC-JF), além da política de concepção, sustentação e gestão dos sistemas corporativos nacionais, no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus. O processo foi relatado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha.

O CTDEC-JF tem por finalidade a articulação e a coordenação dos sistemas coorporativos nacionais da Justiça Federal, possibilitando a criação de um ambiente colaborativo no qual serão aplicadas modernas técnicas de gerência, métodos de desenvolvimento de softwares e arquiteturas de referência para a viabilização de uma atuação contínua dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e do Conselho.

Entre os objetivos do Centro Tecnológico destacam-se: identificar as necessidades da Justiça Federal na área de sistemas eletrônicos, otimizar a prestação de serviços e aumentar a capacidade de entrega de resultados, por meio de procedimentos de desenvolvimento colaborativo de soluções de Tecnologia da Informação. O Centro visa também melhorar a qualidade e padronização das soluções de softwares existentes, alocar tarefas e responsabilidades de forma distribuída e criar uma comunidade de técnicos especialistas em desenvolvimento colaborativo.

Estrutura – O CTDEC-JF tem, como órgão central, o Comitê Gestor Nacional (CGN), que definirá as estratégias e diretrizes de evolução, sustentação e integração dos sistemas corporativos nacionais, sendo responsável pela elaboração do Catálogo de Softwares de Desenvolvimento Colaborativo, a partir do Caderno de Estratégia da Justiça Federal.

Composto pela titular da Secretaria-Geral do CJF, que o coordenará, e pelos titulares das Diretorias-Gerais dos TRFs e das Secretarias de Tecnologia e Informação e Estratégia e Governança do Conselho, o CGN irá se reunir, ordinariamente, uma vez por trimestre ou, extraordinariamente, por convocação para análise e avaliação de assuntos de sua competência.

Diretamente vinculadas à CGN, haverá as Comissões Temáticas de Negócios (CTN), órgãos permanentes e auxiliares do CTDEC-JF. Serão constituídos também Grupos de Trabalho, responsáveis pelo desenvolvimento, pela manutenção (corretiva, adaptativa e evolutiva) e pelo suporte de cada sistema, integrados por profissionais da área da Tecnologia da Informação, pertencentes aos quadros de servidores do CJF, dos TRFs e das Seções Judiciárias.