Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 05 Maio > CJF dá as boas-vindas ao Desembargador Federal I'talo Mendes

Notícias

CJF dá as boas-vindas ao Desembargador Federal I'talo Mendes

por publicado: 19/05/2020 18h56 última modificação: 20/05/2020 14h29

O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou, na segunda-feira (18/5/2020), sessão de julgamento presencial com suporte de vídeo. A reunião foi marcada por homenagens de boas-vindas ao novo membro efetivo do Colegiado, Desembargador Federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e, também, de despedida do presidente da Associação Nacional dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Marcelo Mendes.  

Ao ler um breve currículo do Desembargador Federal I’talo Mendes, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro João Otávio de Noronha, destacou a sua profícua trajetória, que inclui diversas experiências administrativas, entre elas a de procurador-chefe da República do Estado de Mato Grosso cargo que também ocupou no Distrito Federal e de vice-presidente do TRF1.  Entre os títulos de sua sólida formação acadêmica, o novo integrante do Colegiado é Mestre e Doutor em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB), instituição onde atualmente leciona a disciplina de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo.  

“Conselheiro I’talo Fioravanti de Sabo Mendes, em nome dos integrantes deste Colegiado, dou-lhe as boas-vindas ao Conselho da Justiça Federal. Saiba vossa excelência que este é um plenário de intenso e rigoroso debate, caracterizado pela responsabilidade pública e senso colaborativo de seus membros, comprometidos com o permanente aperfeiçoamento da Justiça Federal. Temos plena certeza de que o Conselho tem muito a ganhar com seu saber jurídico, sua experiência e competência em prol de uma atuação sábia e assertiva, seja muito bem-vindo e aceite meu fraternal abraço em nome de todo Conselho”, disse o Presidente Noronha ao receber o novo Conselheiro.  

Despedida – A sessão foi a última com a participação do Conselheiro Fernando Marcelo Mendes como representante da Ajufe. O Ministro João Otávio de Noronha destacou que a Ajufe não é apenas uma associação, mas uma instituição civil que zela não apenas pelos interesses de seus associados, mas, sobretudo, pela integridade da ordem constitucional e federal. “A Ajufe é uma instituição poderosa, atuante e importante para a democracia, para a magistratura brasileira e, mais importante ainda, para a magistratura federal. Vossa excelência, nesses dois anos à frente da entidade, fez uma gestão conciliadora, eficiente e de muito trabalho, especialmente junto ao Congresso Nacional”, sintetizou o Ministro Noronha. 

Em suas palavras de despedida, o Juiz Federal Fernando Mendes, agradeceu a acolhida e o tratamento recebido por parte dos demais integrantes do Colegiado durante os seus dois anos de atuação.  “A Ajufe fez o seu papel, trazendo temas importantes para o debate deste Conselho. Houve divergências e convergências, mas é assim que se faz a Democracia, construindo soluções”, afirmou o magistrado.