Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 06 Junho > Plenário do CJF aprova novas resoluções propostas pela Comissão de Segurança da Justiça Federal

Notícias

Plenário do CJF aprova novas resoluções propostas pela Comissão de Segurança da Justiça Federal

por publicado: 29/06/2020 19h19 última modificação: 29/06/2020 19h22

A atual gestão do Conselho da Justiça Federal (CJF) tem apoiado e implementado diversas iniciativas que visam dar efetividade à política de segurança institucional do Conselho e da Justiça Federal (Resolução n. 502/2018). Além de coordenar o Sistema de Segurança Institucional da Justiça Federal (SSI/JF), o Presidente do Conselho, Ministro João Otávio de Noronha, a partir da Resolução CJF n. 559/2019, assumiu a presidência da Comissão de Segurança da Justiça Federal – CS/JF.

Desde então, temas como a padronização e uniformização de procedimentos e equipamentos, a formação e capacitação de servidores e magistrados, bem como a atualização de normativos, têm sido discutidos pelos representantes dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e do CJF, no âmbito da referida comissão.           

Histórico - Foram quatro reuniões desde outubro de 2019 até junho deste ano. Como resultado prático dos trabalhos dos membros da comissão, destaca-se a aprovação de duas novas resoluções pelo Plenário do CJF, na sessão de 22 de junho. Uma sobre padronização e uso de uniformes dos agentes de segurança e outra instituindo o Sistema de Inteligência de Segurança Institucional da Justiça Federal.

No próximo dia 24 de julho, a CS/JF deverá dar continuidade às discussões relativas à proposta de resolução que regulamenta o porte institucional de armas, dentre outros assuntos.

Em razão de sua representatividade e caráter técnico, a comissão tem um importante papel no fortalecimento da segurança institucional da Justiça Federal. A atuação de seus membros tem demonstrado o compromisso e a integração dos órgãos que compõem a Justiça Federal em prol do aprimoramento do serviço e da proteção de todos.