Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 08 Agosto > CECINT lança o sistema COOPERA que auxilia no trâmite eletrônico de pedidos de cooperação jurídica internacional

Notícias

CECINT lança o sistema COOPERA que auxilia no trâmite eletrônico de pedidos de cooperação jurídica internacional

por publicado: 21/08/2020 18h34 última modificação: 21/08/2020 18h38

O Centro de Cooperação Jurídica Internacional da Justiça Federal (CECINT/JF) lançou, na quinta-feira (13/8/2020), o sistema COOPERA de gerenciamento dos pedidos de cooperação jurídica internacional, no âmbito da Justiça Federal. O sistema tem por objetivo dar maior celeridade no trâmite das solicitações de cooperação jurídica internacional, corroborando com a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional.

A palavra “COOPERA” vem do verbo cooperar e faz referência à principal funcionalidade do sistema, que é auxiliar magistrados e servidores da Justiça Federal, bem como tradutores credenciados, desde a elaboração dos pedidos de cooperação jurídica internacional, tradução das peças necessárias, envio à autoridade central e acompanhamento até o efetivo cumprimento da medida.

Com o sistema, o recebimento e envio dos pedidos, o upload de documentos e as comunicações feitas com os tradutores e demais instituições, que antes eram feitas por e-mail, passarão a ser realizadas eletronicamente, pela plataforma do COOPERA.

Criação – Idealizado em fevereiro deste ano pela Secretária-Geral do CJF, Juíza Federal Simone dos Santos Lemos Fernandes, o sistema foi concebido pela Diretora do CECINT, Luisa Moutinho Bueno, e executado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho (STI/CJF). O COOPERA começou a funcionar na quinta-feira (13/8/2020) e, na terça-feira (18/8/2020), recebeu seu primeiro pedido, enviado pela Vara Federal de São Carlos.

Para a diretora do CECINT, a celeridade e o aprimoramento na gestão dos pedidos de cooperação jurídica internacional é peça-chave no que diz respeito a conferir efetividade às medidas cujo cumprimento extrapolam as fronteiras nacionais, tais como a recuperação de ativos, corroborando com o combate à corrupção e à improbidade administrativa, o que é fundamental para a Justiça Federal.

Para se cadastrar ou obter mais informações sobre o sistema, clique aqui.