Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 10 Outubro > Outubro Rosa: Ministro Humberto Martins prestigia ação preventiva de saúde destinada a colaboradoras terceirizadas que atuam no CJF

Notícias

Outubro Rosa: Ministro Humberto Martins prestigia ação preventiva de saúde destinada a colaboradoras terceirizadas que atuam no CJF

Outubro Rosa

por ASCOM publicado: 16/10/2020 18h22 última modificação: 16/10/2020 18h59
Iniciativa prevê realização de exame clínico de mama hoje (16) e dia 22, nas dependências do Setor de Saúde e Bem-Estar do Conselho

Por ASCOM

O Presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Humberto Martins, compareceu, na tarde de sexta-feira (16), ao primeiro dia de atendimento ginecológico destinado exclusivamente às colaboradoras terceirizadas que atuam na instituição. O evento é inédito e integra as ações da campanha Outubro Rosa no Conselho, que tem por objetivo promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. O próximo atendimento ginecológico dedicado às terceirizadas ocorrerá na quinta-feira, dia 22 de outubro.

Em visita ao serviço médico durante a ação, o Ministro Humberto Martins declarou sua alegria em comparecer a uma atividade que cuida do bem mais precioso do Conselho: o capital humano. “É uma grande satisfação estar aqui hoje para prestigiar esta iniciativa de valorização do que temos de mais importante em todas as instituições, que são as pessoas”, afirmou o Ministro.

O Presidente do CJF explicou que o órgão conta com 45 mulheres colaboradoras terceirizadas e que todas poderão se consultar com o médico ginecologista do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Alberto Zaconeta, nos dois dias de atendimento ginecológico. Além disso, as colaboradoras receberão orientações sobre como fazer o autoexame das mamas em casa, essencial para a prevenção e tratamento precoce da doença.

O Ministro Humberto Martins ressaltou, também, o perigo da doença: “O câncer de mama é uma doença silenciosa. Traiçoeira. Não apresenta sintomas na fase inicial, e isso afeta muitas mulheres. Por isso é tão importante a realização periódica do exame das mamas,  uma medida simples, que cada mulher pode e deve fazer em casa, e dá um resultado muito importante para o diagnóstico da doença de maneira precoce, na fase inicial, facilitando o tratamento”.

O Secretário de Serviço Integrado de Saúde do STJ e do CJF, Bonfim Abrahão Tobias, agradeceu o apoio que o Ministro Humberto tem dado a todas as demandas do Serviço de Saúde do Conselho da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça. “Minhas palavras são para agradecer ao senhor e às pessoas que trabalham no serviço saúde”, afirmou. “E pedir que sigam atendendo sempre da melhor maneira possível todos os que procuram os nossos serviços de saúde.”

 

Atendimento ginecológico

O evento é uma das ações idealizadas pelo Programa de Qualidade de Vida, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), que tem por objetivo conscientizar magistrados, servidores e colaboradores sobre o câncer de mama. Segundo a Secretária de Gestão de Pessoas, Rose Marie de Thuin, a oferta de atendimento ginecológico tem por objetivo retribuir e prestigiar todas as colaboradoras do Conselho que trabalham diariamente para o bem-estar de todos os servidores.

“Essa iniciativa foi uma maneira que o Conselho encontrou de proporcionar um atendimento diferenciado a essas mulheres que estão todos os dias conosco, nos ajudando a realizar nosso trabalho, e que não possuem cobertura de plano de saúde. Fornecer atendimento ginecológico a elas é uma forma de retribuir todo o bem-estar que elas produzem para nós, principalmente nesse momento de pandemia, em que são essenciais para a manutenção das condições de higiene no nosso ambiente de trabalho”, declarou a Secretária Rose.

Lotada na Secretaria-Geral, a recepcionista Bárbara Aparecida realizou o exame de mamas pela primeira vez nesta sexta-feira durante a ação promovida pelo Conselho. “Achei que o ministro foi muito generoso e mostrou que nós estamos sendo vistas e abraçadas, que a atenção com a saúde vale para todos no Conselho da Justiça Federal.” 

O atendimento é realizado no Serviço de Saúde do CJF, no 1º andar. Para participar, é necessário que a colaboradora terceirizada agende sua consulta pelo ramal 7508.