Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 11 Novembro > Com prédio iluminado em azul, Conselho adere por mais um ano à campanha de combate ao câncer de próstata

Notícias

Com prédio iluminado em azul, Conselho adere por mais um ano à campanha de combate ao câncer de próstata

Institucional

por publicado: 06/11/2020 14h04 última modificação: 06/11/2020 14h11
Durante o mês, a SGP realiza uma série de medidas de conscientização sobre a doença

Em novembro, a sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, ilumina-se com a cor azul. O ato representa a adesão do CJF à campanha anual Novembro Azul, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas. A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhores chances de tratamento.


Além da iluminação especial, ao longo do mês, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) realizará também uma série de ações informativas a fim de instruir magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do CJF sobre a doença. Estão previstas a divulgação semanal de peças publicitárias com esclarecimentos pertinentes ao tema, a fixação de cartaz informativo em murais e de folders nos espelhos dos banheiros masculinos, bem como a inclusão do laço azul (símbolo da campanha) na imagem do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e na página inicial da intranet.


A Coordenadoria de Saúde Ocupacional e Prevenção do Superior Tribunal de Justiça (CSOP/STJ) relembra que os exames de antígeno prostático específico (PSA) e ecografia prostática fazem parte do Exame Periódico de Saúde (EPS) dos servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF.

 

Os procedimentos são essenciais para diagnosticar precocemente o câncer de próstata, proporcionando chance de cura de 90%. Em homens a partir dos 50 anos, recomenda-se a realização do exame de próstata anualmente e, acima dos 45 anos, se apresentar fatores de risco.


Campanha
Criado na Austrália em 2003, o “Novembro Azul” é uma campanha realizada anualmente no mês de novembro, que busca promover a conscientização e a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde, para que fiquem atentos sobre a importância de adotarem hábitos saudáveis e incorporarem o costume de consultar o médico para realizar os exames preventivos ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, aumentando, assim, as chances de cura e reduzindo a mortalidade.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, sendo esperados 65.840 casos novos de câncer de próstata em 2020 no país. A idade é um fator de risco importante, uma vez que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.


Prevenção – O câncer de próstata não pode ser prevenido. Por isso, a peça-chave para um bom prognóstico é a detecção precoce do câncer em pacientes com sintomas ou rastreamento de pacientes assintomáticos com maior risco de apresentarem a doença. O rastreamento do câncer de próstata consiste no toque retal e dosagem do PSA no sangue.


Vale ressaltar que o toque retal é indispensável e não pode ser substituído por nenhum outro exame, nem exame de sangue nem exame de imagem porque ele é a forma mais segura de identificar anormalidades e é fundamental para detectar o estágio da doença, o que auxilia na definição do tratamento.