Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > 11 Novembro > Novembro Azul: Câncer de Próstata é tema do segundo “Bate-papo da Saúde” do CJF

Notícias

Novembro Azul: Câncer de Próstata é tema do segundo “Bate-papo da Saúde” do CJF

#NovembroAzul

por ASCOM publicado: 19/11/2020 17h26 última modificação: 20/11/2020 19h51
Ao discursar, Ministro Humberto Martins também ressaltou a importância da promoção da igualdade ao citar o dia da Consciência Negra, celebrado amanhã (20)

Por ASCOM

O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou na manhã desta quinta-feira (19) o segundo “Bate-Papo da Saúde”. O tema abordado nesta edição do encontro, realizado no formato de talk-show, foi o câncer de próstata. A atividade de hoje integra as ações da campanha Novembro Azul no âmbito do Conselho.

Entre as questões tratadas no “Bate-Papo da Saúde” desta manhã estavam o que é Câncer de Próstata, quais os sintomas, como tratar e como prevenir a doença. Participaram do evento o Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia da Seção do Distrito Federal, Doutor Eduardo Pimentel, o Médico do Conselho, Doutor Renault Mattos Ribeiro Junior, e o Chefe da Seção de Assistência Médica do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Clédson Reis Silva. O discurso de abertura do encontro foi proferido pelo Presidente do CJF, Ministro Humberto Martins.

 

 

 Abertura

Dando início ao evento, o Presidente do Conselho da Justiça Federal declarou sua alegria em poder participar do “Bate-Papo da Saúde” com magistrados, servidores e colaboradores do CJF. O Ministro Humberto Martins também homenageou e parabenizou os médicos da Secretaria de Saúde do CJF pelo trabalho preventivo e de conscientização - simples e acessível - do que se deve fazer para se ter uma vida mais saudável e plena.

O Presidente do CJF destacou que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no período entre o corrente ano de 2020 e o ano de 2022, mais de 65 mil novos casos de Câncer de Próstata serão detectados a cada ano no Brasil. “E como ocorre com toda doença grave, o diagnóstico do Câncer de Próstata deve ser analisado e cuidado em sua fase inicial, possibilitando assim melhores chances de cura”, afirmou o ministro. “Cabe a cada um  tentar prevenir a incidência da doença por meio de determinados cuidados, como procurar regularmente atendimento médico e fazer um check up”, completou o Magistrado.

Promoção da Igualdade

O Presidente Humberto Martins aproveitou a oportunidade para lembrar a importância do 20 de novembro, data na qual é celebrado o Dia da Consciência Negra. Segundo ele, todos nós devemos nos empenhar em promover a igualdade.

“É fundamental e inadiável que estejamos unidos na busca diária por igualdade formal e material para que todos tenham oportunidade de desenvolver plenamente suas potencialidades, independentemente de origem, raça ou condição social”, afirmou o Ministro. “O antirracismo tem de ser uma luta de toda nossa sociedade.”

Humberto Martins destacou ainda que somos todos iguais não somente perante a lei, mas também desde a criação. “Somos todos iguais em dignidade desde o nascimento. Nascemos do pó da terra e ao pó da terra retornaremos.”

O debate

Em suas considerações iniciais, o Médico do CJF, Renault Mattos Ribeiro Junior, agradeceu ao Ministro Presidente do CJF por estar sempre prestigiando e valorizando os eventos do Serviço Médico e por estar sempre preocupado em poder realizar um trabalho de prevenção e valorização da saúde do servidor tanto do CJF quanto também do STJ.

Renault também falou a presença de mulheres no encontro: “Agradeço a presença das mulheres aqui, fico muito feliz porque, apesar de ser um problema de saúde do homem, como eu frisei na semana passada, o papel da mulher dentro de casa é fundamental para que exista a conscientização cada vez maior do homem buscar esse tipo de prevenção ou de solucionar um problema relacionado a sua próstata”.

Em seguida, o especialista convidado, Doutor Eduardo Pimentel, em nome da Sociedade Brasileira de Urologia, agradeceu a oportunidade de estar presente. “É muito importante estarmos aqui para podermos fazer com que esta campanha tenha uma capilaridade maior possível, que o alvo é a conscientização. Poder falar sobre o Câncer de Próstata é poder desmistificar, tirar os temores e passar ao todos a segurança e o conhecimento de que os médicos sabem tratar de uma forma eficiente e de que não precisa ter medo disso ou daquilo. Precisamos estar falando sobre isso em diversos níveis sociais, culturais para que a gente possa combater cada vez mais eficientemente essa doença”, destacou o Urologista.

Após, o Médico do STJ, Clédson Reis Silva, afirmou sua satisfação em poder participar do debate sobre a doença durante o atual período de pandemia: “É um desafio muito grande falar sobre Câncer de Próstata no contexto da pandemia do novo coronavírus. São 160 mil mortos e mais de 5 milhões de casos, mas o Conselho da Justiça tem que continuar também falando sobre as outras patologias”.

Clique aqui para assistir o 2º “Bate-Papo da Saúde” na íntegra.