Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 02 Fevereiro > Fevereiro Roxo: CJF participa de campanha que alerta sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Notícias

Fevereiro Roxo: CJF participa de campanha que alerta sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

Fevereiro Roxo

por ASCOM publicado: 10/02/2021 14h17 última modificação: 10/02/2021 14h17

Por ASCOM

O Conselho da Justiça Federal (CJF) aderiu à campanha “Fevereiro Roxo”, que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e correto de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. Ao longo do mês, servidores e colaboradores do Conselho receberão informações sobre sintomas e diagnóstico de cada enfermidade.

Criada em 2014, a campanha “Fevereiro Roxo” tem como lema a frase “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”. O objetivo da ação é promover bem-estar aos portadores de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, doenças crônicas que, até então, são de difícil controle e não têm cura conhecida pela Medicina. Conheça as principais características de cada enfermidade.

Alzheimer

No Brasil cerca de 1,2 milhões de pessoas são portadoras do mal de Alzheimer, uma doença neurológica que se apresenta como demência, ou perda das funções cognitivas, causada pela morte de células cerebrais. Entre os principais sintomas estão a perda progressiva de memória, desorientação e distúrbio de linguagem, com dificuldade para compreender e se expressar.

A Doença de Alzheimer é caracterizada pela piora progressiva dos sintomas e pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Lúpus

O Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Por uma razão desconhecida, o organismo passa a não reconhecer suas próprias células e produz anticorpos contra elas, atacando tecidos saudáveis do corpo por engano.

Apesar de ser pouco conhecida, a enfermidade afeta mais de 65 mil pessoas no Brasil e pode ocorrer em qualquer gênero e faixa etária. Já os sintomas variam, podendo incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença reumatológica que acomete 5 milhões de brasileiros, em sua maioria mulheres com idade entre  30 e 60 anos. A síndrome clínica se manifesta por meio da sensação de dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, há também sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, ou seja, não são necessários exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de Fibromialgia na primeira consulta e já iniciar o tratamento.

Fontes: Associação Brasileira de Alzheimer e Sociedade Brasileira de Reumatologia