Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 03 Março > Conselho firma Acordos de Cooperação Técnica com o IBDP e o CEDES

Notícias

Conselho firma Acordos de Cooperação Técnica com o IBDP e o CEDES

CEJ/CJF

por publicado: 08/03/2021 11h55 última modificação: 08/03/2021 12h05
As parcerias visam à implementação de ações para formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento institucional

O Presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro Humberto Martins, e o Diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF) e Corregedor-Geral da Justiça Federal, Ministro Jorge Mussi, firmaram, nesta sexta-feira (5/3), dois acordos de cooperação técnica: um com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e, o outro, com o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES).

As parcerias têm como principal finalidade a cooperação técnico-científica e o intercâmbio de conhecimento, informações e experiências, com o objetivo de implementar ações, programas, projetos e atividades em conjunto para a formação, aprimoramento e desenvolvimento institucional.

No caso do termo firmado com o IBDP, o Conselho e o Instituto responsabilizam-se pelo desenvolvimento de trabalhos conjuntos de pesquisa e ensino, abordando temas de interesse dos juízes federais, e pela realização de palestras, cursos, seminários e conferências sobre temas de interesse mútuo.

Os órgãos também se comprometem com a transferência de informações, documentos e bases de dados para o estudo do Direito e o aprimoramento do sistema judiciário brasileiro.

CEDES e IBDP

O Centro de Estudos de Direito Econômico e Social é um think tank (laboratório de ideias), que tem por objetivo buscar soluções para as grandes questões jurídicas, econômicas e sociais que afetam a sociedade, por meio da promoção de debates, pesquisas, seminários, mesas e outras atividades científicas que possam contribuir para o progresso harmonioso do Brasil.

Já o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) é uma associação civil de cunho científico-jurídico e de finalidade sociocultural, sem fins lucrativos, apartidária, regida pelas disposições do Código Civil brasileiro e pelo seu Estatuto, constituída por prazo indeterminado, com atuação em todo o território nacional.