Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 05 Maio > Aulas do curso internacional sobre direitos da natureza têm início no formato de webconferência

Notícias

Aulas do curso internacional sobre direitos da natureza têm início no formato de webconferência

Capacitação

por publicado: 11/05/2021 16h39 última modificação: 11/05/2021 16h43
A iniciativa, que se estenderá até o mês de outubro, é voltada a juízes do Brasil e do exterior

As aulas dos módulos de conteúdo do curso internacional “Direitos da Natureza: Teoria e Prática e o Programa Harmonia com a Natureza das Nações Unidas” tiveram início nesta terça-feira (11/5) e se estenderão até o dia 22 de outubro. A capacitação promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Goiás (UFG) e de Santa Catarina (UFSC), é destinada exclusivamente a juízes federais e estaduais do Brasil e do exterior. 

A ação educacional tem o objetivo de ampliar e introduzir conhecimentos jurídicos focados nos novos paradigmas dos direitos da natureza e na harmonia. Os conteúdos serão disponibilizados na modalidade a distância (EaD), com aulas assíncronas e síncronas, por meio das plataformas Moodle Zoom do CJF.  

A primeira aula do módulo foi ministrada no formato de webconferência e contou com tradução simultânea para o inglês, espanhol e francês. A juíza federal e presidente do Tribunal Maori da Nova Zelândia, Caren Fox, abordou o tema “A experiência dos Maori na Nova Zelândia”, com a moderação da juíza federal e professora emérita da UFC, Germana de Oliveira Moraes. 

Em seguida, a coordenadora do Programa Harmonia com a Natureza da ONU, Maria Mercedes Sanchez, ministrou palestra com o tema “O Programa das Nações Unidas Harmonia com a Natureza”, que teve a moderação do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, João Batista Lazzari.  

Após um intervalo com arte, a pós-doutora em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP) e pró-reitora de pós-graduação da UFSCCristiane Deranimoderou o debate “Direitos da natureza”, que contou com a participação da doutora em direitos difusos e coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e especialista do Programa “Harmony with Nature UN” das Nações Unidas, Vanessa Hasson de Oliveira.   

Para encerrar as palestras do dia, o juiz federal e formador de formadores da ENFAM e da Escola da Magistratura Regional Federal (Emarf), Vladimir Santos Vitovsky apresentou a doutora em Direito Constitucional e docente do Instituto de Altos Estudos Nacionais (IAEN) do Equador, Gina Chávez Vallejo, que abordou o tema “Direitos da natureza”.   

O evento ainda contou com um momento especial de interação entre participantes e convidados, mediado pelo professor titular da UFG, Fernando Antônio de Carvalho Dantas.  

O curso tem carga horária de 48 horas-aula, e os participantes ainda terão acesso a quatro oficinas temáticas, com conteúdos prático-teóricos, mediante os quais poderão conhecer, compreender e debater criticamente os processos de reconhecimento, institucionalização e efetivação dos direitos da natureza e do princípio da harmonia.   

Os inscritos que forem aprovados serão certificados pelo Centro de Estudos Judiciários (CEJ/CJF) e pelo Programa “Harmony withNature” das Nações Unidas (HwN UN).  

Confira mais informações sobre o curso aqui.