Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 Junho > CJF atualiza resultados do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal

Notícias

CJF atualiza resultados do Plano de Logística Sustentável da Justiça Federal

Transparência

por publicado: 15/06/2021 15h24 última modificação: 15/06/2021 15h28
As informações referentes ao consumo, gastos e coleta seletiva estão armazenadas no Portal do Conselho

O Conselho da Justiça Federal (CJF) atualizou, neste mês de junho, os dados referentes ao Plano de Logística Sustentável da Justiça Federalreunindo númerosobre consumo, gastos e coleta seletiva. Essas informações são encaminhadas pelas seções judiciárias da Justiça Federal das  cinco regiões ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coletadas posteriormente pelo CJF, por meio de sua Secretaria de Estratégia e Governança (SEG), para divulgação no painel do Observatório da Estratégia da Justiça FederalA atualização, realizada desde 2016, é bimestral. 

O internauta pode acessar a base individualizada por consumo, gastos e coletiva seletivaEm relação ao item consumo estão dados sobre água, energia elétrica, combustível, copos descartáveis e galões de água. No quesito gastos, o painel armazena quantitativos referentes às telefonias fixa e móvel, veículos, impressão, papel não reciclado, energia elétrica, material de limpeza e vigilância total. Já em coleta seletiva são encontradas informações sobre pilhas, metais, papel, plástico, resíduos de informática, suprimentos de impressão e coleta em geral, bem como obras e reformas.  

chefe da Seção de Planejamento Estratégico da SEG/CJF, Rogério Rodrigues responsável por reunir as informações publicadas no Portal do CNJ, explica que a divulgação dessas estatísticas tem importância tanto para prestação de contas da Justiça Federal com a sociedade, quanto para auxiliar os gestores das unidades na tomada de decisões. “A partir da comparação com os anos anteriores e com as outras regiões, os gestores conseguem, por exemplo, melhorar o consumo e diminuir os gastos dentro dos órgãos”, explica o servidor.  

PSJF 

CJF aprovou, em 1º de junho deste ano, a Política de Sustentabilidade da Justiça Federal (PSJF), normatizada pela Resolução n. 709/2021, que estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes que devem ser observados na formulação de políticas próprias do CJF, dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) e das Seções Judiciárias, a fim de nortear a concepção de gestão sustentável na Justiça Federal, observando a responsabilidade e os impactos de suas decisões e atividades para a sociedade e para o meio ambiente.