Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 Junho > Ecologia, crise planetária e floresta Amazônica são assuntos da segunda oficina do curso sobre direitos da Natureza

Notícias

Ecologia, crise planetária e floresta Amazônica são assuntos da segunda oficina do curso sobre direitos da Natureza

Mãe Terra

por publicado: 22/06/2021 19h10 última modificação: 22/06/2021 19h10
A capacitação internacional teve início em maio, destinada a juízes federais estaduais do Brasil e do exterior

O tema “Lei ecológica e a crise planetária” foi debatido nesta terça-feira (22/6) em mais uma oficina do curso internacional “Direitos da Natureza: Teoria e Prática e o Programa Harmonia com a Natureza das Nações Unidas”A exposição foi realizada pelo professor da Universidade Mc Gill, do Canadá, Geoffrey Garver, com moderação da professora e atual pró-reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Cristiane Derani. 

Na sequência, floresta Amazônica foi assunto principal. Os trabalhos foram conduzidos pelo juiz federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Gilson Jacobsen e pela doutora em Direitos Difusos e Coletivos Vanessa Hasson de Oliveira, diretora da OSCIP/MAPAS - Métodos de Apoio a Práticas Ambientais e Sociais para o Movimento Direitos da Natureza no Brasil. A moderação ficou a cargo da juíza federal Germana de Oliveira Moraes. 

A capacitação, destinada a juízes federais e estaduais do Brasil e a magistrados do exterior, é promovida pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Goiás (UFG) e de Santa Catarina (UFSC).    

Sobre o curso   

O curso tem carga horária de 48 horas e é exclusivo aos magistrados inscritos. As aulas tiveram início em 11 de maio e se estenderão até o dia 22 de outubro. O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos jurídicos acerca dos direitos da “Mãe Terra” e proporcionar aos alunos conhecimentos sobre os processos de reconhecimento, institucionalização e efetivação dos direitos da Natureza e do princípio da harmonia.    

O evento está sendo realizado por meio de webconferência, com tradução simultânea para os idiomas inglês, espanhol e francês.   

Confira outras informações no Portal do CJF.