Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 06 Junho > Escola Judiciária do Piauí disponibiliza vagas para magistrados no curso de Língua Brasileira de Sinais

Notícias

Escola Judiciária do Piauí disponibiliza vagas para magistrados no curso de Língua Brasileira de Sinais

Participe!

por publicado: 18/06/2021 14h48 última modificação: 18/06/2021 14h48
Capacitação será realizada no período de 28 de junho a 6 de julho de 2021

A Escola Judiciária do Piauí (Ejud/TJPI) realizará no período de 28 de junho a 6 de julho de 2021, das 14 h às 16h30, o curso “Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS". A capacitação, credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), será realizada na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Estão sendo disponibilizadas, no total, 10 vagas para magistrados de outros tribunais.

A formação tem por objetivo divulgar a LIBRAS, de modo a torná-la acessível a todos os interessados. Além disso, o curso visa fomentar a discussão sobre a necessidade do ensino da linguagem de sinais, como forma de ensejar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva nos círculos político, linguístico, cultural e pedagógico.

Capacitação

O curso, com carga-horária de 20 horas-aula, será ministrado pela professora Diná Souza da Silva e contará com os seguintes temas: princípios básicos do funcionamento da Língua Brasileira de Sinais; estrutura linguística em contextos comunicativos (frases, diálogos curtos); aspectos peculiares da cultura das pessoas surdas; legislação especifica sobre a LIBRAS e a inclusão das pessoas surdas; e vocabulário básico para a comunicação com pessoas surdas referente ao contexto judiciário.

Ao final, é esperado que o magistrado seja capaz de se comunicar de forma básica em LIBRAS, a partir da produção e compreensão da língua, de modo a facilitar a sua comunicação em audiências com a presença de pessoas surdas.

Para se inscrever, o juiz deverá enviar até o dia 22 de junho de 2021 uma mensagem para o e-mail ejud.tjpi@gmail.com, com nome completo, e-mail, CPF e celular. As vagas serão preenchidas por ordem de solicitação.

*Com informações da Ejud/TJPI